Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA EM PROVAS DO ENEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51358
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 760
    "inscrito_id" => 53592
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA EM PROVAS DO ENEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA EM PROVAS DO ENEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA Sherida Shirley Santana Vieira/ sherida.shirley@gmail.com/ UNIFESSPA Lucas de Sousa Barros/UNIFESSPA Kátia Regina da Silva/UNIFESSPA Maria Margarete Delaia/UNIFESSPA Narciso das Neves Soares/UNIFESSPA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O ensino tem como papel impulsionar os conhecimentos, melhorando a aprendizagem. Mas de modo geral, ainda são muitas as dificuldades encontradas nesse processo. Elas surgem desde os anos iniciais e permanecem na educação básica e média, principalmente quando se trata da disciplina de matemática, que tem apresentado baixos índices em avaliações, mostrando que há necessidade de uma mudança nesse cenário. No ensino médio os alunos se preparam para a realização de vestibular para ingressarem em uma universidade e buscam superar os obstáculos da aprendizagem matemática. Dentre as muitas provas realizadas para o ingresso na educação superior, encontra-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujos resultados são utilizados por grande parte das universidades para inserção desses alunos na graduação. Durante a realização da prova, o aluno deve responder questões de: linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. O exame apresenta uma matriz de referência com as áreas de conhecimento exigidas para a sua realização. Dentro do conteúdo de matemática, essa matriz se divide em: Conjuntos; geometria; grandezas e medidas; álgebra; matemática financeira; e estatística. Quanto à estatística, vale ressaltar que exige do aluno o conhecimento de leitura de gráficos, tabelas, realização de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, envolvendo, também, problemas ocorrentes no cotidiano (ANDRADE, 2008). A estatística desenvolve habilidades como, senso crítico e análise, que precisa ser trabalhado desde o ensino fundamental, até o ensino médio, para já fortalecer conhecimentos de organização e verificação de informações, onde tal ferramenta será útil em qualquer área de uma futura pesquisa e que por muitas vezes, pode não ser ensinado e ter uma eficácia de aprendizado como deveria, o que justifica voltarmos nossa atenção para estudá-lo. Assim, para essa pesquisa, elaboramos o seguinte problema: quais as principais dificuldades que os alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, encontram para aprender estatística, considerando ser este um dos conteúdos presente no ENEM? E na busca por respondê-lo, traçamos como objetivo geral: identificar e compreender as principais dificuldades que os alunos do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, encontram para aprender estatística, considerando ser este um dos conteúdos presente no ENEM. Para fundamentação teórica utilizamos alguns autores, tais como: Andrade (2008); Echeveste (2002); Silva (2012); Dangio (2014). Para realização da pesquisa utilizamos as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa (CRESWELL, 2010), por meio de entrevista semiestruturada, realizada com a docente, e questionário, realizado com vinte e cinco discentes de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Marabá -Pará, além da observação em sala de aula da turma participante da pesquisa. Em síntese os resultados obtidos com a pesquisa mostram que, a turma observada está em uma faixa etária que varia entre 14 e 21 anos e que a maioria deles não reprovou na disciplina de matemática em séries anteriores. No entanto, todos os alunos, afirmaram ter pelo menos uma dificuldade para aprender o conteúdo de matemática aplicado em sala de aula. Em se tratando do vestibular, 88% da turma apresentou interesse em realizá-lo. Quando questionados sobre os conteúdos presentes na matriz de referência do ENEM, o primeiro abordado é o de conjuntos, que por sua vez, se mostra um dos mais conhecidos pelos alunos, visto que 92% da classe afirmou já tê-lo estudado, sendo, também, o segundo com maior facilidade para resolver questões pelo que já foi desenvolvido na sala de aula. O segundo conteúdo é o de geometria e mais da metade dos alunos (60% da classe), afirma já tê-lo visto, no entanto, a professora afirmou que ainda não o desenvolveu na turma, ficando entendido que os alunos trouxeram esses conhecimentos de séries anteriores. No terceiro conteúdo de grandezas e medidas, 84% dos alunos afirmaram já tê-lo estudado e 29% afirmaram saber resolver questões envolvendo-o. O quarto conteúdo é de matemática financeira, que obteve um dos maiores índices de conhecimento por parte dos alunos, correspondendo a 92% da classe, e o menor índice (4%), no quesito da falta de habilidades ou conhecimento para se resolver uma questão problema. O quinto conteúdo é o de álgebra, que a partir do exposto nos gráficos, apresentou um dos maiores índices de falta de conhecimento por parte dos alunos, onde 32% da classe afirma não tê-lo estudado. O sexto e último conteúdo, foco dessa pesquisa, é o de estatística. A pesquisa mostrou que 92% dos alunos afirmam já tê-lo estudado. Notamos que um índice de 36% de alunos indicou não saber resolver questões, mostrando a dificuldade existente na aprendizagem deste assunto. Neste conteúdo, o ENEM abordará a leitura de gráficos e tabelas, previsão e tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, e cálculo de moda, média e mediana. Vale destacar que, durante o período de observação na sala de aula da turma participante dessa pesquisa, a professora aplicou exercícios que envolviam interpretação de tabelas e cálculo de média, moda e mediana, que fazem parte do ENEM. No entanto, os alunos mostraram grande dificuldade para interpretar e organizar os dados das questões, e de todos os alunos presentes na turma, apenas quatro buscaram ajuda para tentar compreendê-lo. Como considerações finais, ressaltamos que dentre as principais dificuldades em estatística, podemos destacar, principalmente, a falta de interpretação de texto e de informações que constam nas situações problemas desenvolvidos nas aulas de matemática, podendo causar sérios problemas de dificuldade de aprendizagem. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para que a escola onde ela foi realizada, bem como outras escolas que ofereçam o ensino médio, elaborem e desenvolvam propostas de melhorias para o processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina não só para o ENEM, mas também no cotidiano na trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Além disso, nos dê subsídios para nossa futura atuação nessa profissão. Palavras-chave: Aprendizagem, Matemática, Estatística. Referências ANDRADE, Mirian Maria. Ensino e aprendizagem de estatística por meio da modelagem matemática: uma investigação como ensino médio. Rio Claro: [s.n.], 2008. 193 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre : Artmed, 2010. 296p. DANGIÓ, Eric Giovanni Zenatti. O ensino de estatística no ensino médio através de projetos. São Carlos: UFSCar, 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado profissional)"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-53592-30112018-222644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:14:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHERIDA SHIRLEY SANTANA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SHERIDA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51358
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 760
    "inscrito_id" => 53592
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA EM PROVAS DO ENEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA EM PROVAS DO ENEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA Sherida Shirley Santana Vieira/ sherida.shirley@gmail.com/ UNIFESSPA Lucas de Sousa Barros/UNIFESSPA Kátia Regina da Silva/UNIFESSPA Maria Margarete Delaia/UNIFESSPA Narciso das Neves Soares/UNIFESSPA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O ensino tem como papel impulsionar os conhecimentos, melhorando a aprendizagem. Mas de modo geral, ainda são muitas as dificuldades encontradas nesse processo. Elas surgem desde os anos iniciais e permanecem na educação básica e média, principalmente quando se trata da disciplina de matemática, que tem apresentado baixos índices em avaliações, mostrando que há necessidade de uma mudança nesse cenário. No ensino médio os alunos se preparam para a realização de vestibular para ingressarem em uma universidade e buscam superar os obstáculos da aprendizagem matemática. Dentre as muitas provas realizadas para o ingresso na educação superior, encontra-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujos resultados são utilizados por grande parte das universidades para inserção desses alunos na graduação. Durante a realização da prova, o aluno deve responder questões de: linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. O exame apresenta uma matriz de referência com as áreas de conhecimento exigidas para a sua realização. Dentro do conteúdo de matemática, essa matriz se divide em: Conjuntos; geometria; grandezas e medidas; álgebra; matemática financeira; e estatística. Quanto à estatística, vale ressaltar que exige do aluno o conhecimento de leitura de gráficos, tabelas, realização de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, envolvendo, também, problemas ocorrentes no cotidiano (ANDRADE, 2008). A estatística desenvolve habilidades como, senso crítico e análise, que precisa ser trabalhado desde o ensino fundamental, até o ensino médio, para já fortalecer conhecimentos de organização e verificação de informações, onde tal ferramenta será útil em qualquer área de uma futura pesquisa e que por muitas vezes, pode não ser ensinado e ter uma eficácia de aprendizado como deveria, o que justifica voltarmos nossa atenção para estudá-lo. Assim, para essa pesquisa, elaboramos o seguinte problema: quais as principais dificuldades que os alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, encontram para aprender estatística, considerando ser este um dos conteúdos presente no ENEM? E na busca por respondê-lo, traçamos como objetivo geral: identificar e compreender as principais dificuldades que os alunos do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, encontram para aprender estatística, considerando ser este um dos conteúdos presente no ENEM. Para fundamentação teórica utilizamos alguns autores, tais como: Andrade (2008); Echeveste (2002); Silva (2012); Dangio (2014). Para realização da pesquisa utilizamos as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa (CRESWELL, 2010), por meio de entrevista semiestruturada, realizada com a docente, e questionário, realizado com vinte e cinco discentes de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Marabá -Pará, além da observação em sala de aula da turma participante da pesquisa. Em síntese os resultados obtidos com a pesquisa mostram que, a turma observada está em uma faixa etária que varia entre 14 e 21 anos e que a maioria deles não reprovou na disciplina de matemática em séries anteriores. No entanto, todos os alunos, afirmaram ter pelo menos uma dificuldade para aprender o conteúdo de matemática aplicado em sala de aula. Em se tratando do vestibular, 88% da turma apresentou interesse em realizá-lo. Quando questionados sobre os conteúdos presentes na matriz de referência do ENEM, o primeiro abordado é o de conjuntos, que por sua vez, se mostra um dos mais conhecidos pelos alunos, visto que 92% da classe afirmou já tê-lo estudado, sendo, também, o segundo com maior facilidade para resolver questões pelo que já foi desenvolvido na sala de aula. O segundo conteúdo é o de geometria e mais da metade dos alunos (60% da classe), afirma já tê-lo visto, no entanto, a professora afirmou que ainda não o desenvolveu na turma, ficando entendido que os alunos trouxeram esses conhecimentos de séries anteriores. No terceiro conteúdo de grandezas e medidas, 84% dos alunos afirmaram já tê-lo estudado e 29% afirmaram saber resolver questões envolvendo-o. O quarto conteúdo é de matemática financeira, que obteve um dos maiores índices de conhecimento por parte dos alunos, correspondendo a 92% da classe, e o menor índice (4%), no quesito da falta de habilidades ou conhecimento para se resolver uma questão problema. O quinto conteúdo é o de álgebra, que a partir do exposto nos gráficos, apresentou um dos maiores índices de falta de conhecimento por parte dos alunos, onde 32% da classe afirma não tê-lo estudado. O sexto e último conteúdo, foco dessa pesquisa, é o de estatística. A pesquisa mostrou que 92% dos alunos afirmam já tê-lo estudado. Notamos que um índice de 36% de alunos indicou não saber resolver questões, mostrando a dificuldade existente na aprendizagem deste assunto. Neste conteúdo, o ENEM abordará a leitura de gráficos e tabelas, previsão e tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, e cálculo de moda, média e mediana. Vale destacar que, durante o período de observação na sala de aula da turma participante dessa pesquisa, a professora aplicou exercícios que envolviam interpretação de tabelas e cálculo de média, moda e mediana, que fazem parte do ENEM. No entanto, os alunos mostraram grande dificuldade para interpretar e organizar os dados das questões, e de todos os alunos presentes na turma, apenas quatro buscaram ajuda para tentar compreendê-lo. Como considerações finais, ressaltamos que dentre as principais dificuldades em estatística, podemos destacar, principalmente, a falta de interpretação de texto e de informações que constam nas situações problemas desenvolvidos nas aulas de matemática, podendo causar sérios problemas de dificuldade de aprendizagem. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para que a escola onde ela foi realizada, bem como outras escolas que ofereçam o ensino médio, elaborem e desenvolvam propostas de melhorias para o processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina não só para o ENEM, mas também no cotidiano na trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Além disso, nos dê subsídios para nossa futura atuação nessa profissão. Palavras-chave: Aprendizagem, Matemática, Estatística. Referências ANDRADE, Mirian Maria. Ensino e aprendizagem de estatística por meio da modelagem matemática: uma investigação como ensino médio. Rio Claro: [s.n.], 2008. 193 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre : Artmed, 2010. 296p. DANGIÓ, Eric Giovanni Zenatti. O ensino de estatística no ensino médio através de projetos. São Carlos: UFSCar, 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado profissional)"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-53592-30112018-222644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:14:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHERIDA SHIRLEY SANTANA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SHERIDA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA EM PROVAS DO ENEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA Sherida Shirley Santana Vieira/ sherida.shirley@gmail.com/ UNIFESSPA Lucas de Sousa Barros/UNIFESSPA Kátia Regina da Silva/UNIFESSPA Maria Margarete Delaia/UNIFESSPA Narciso das Neves Soares/UNIFESSPA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O ensino tem como papel impulsionar os conhecimentos, melhorando a aprendizagem. Mas de modo geral, ainda são muitas as dificuldades encontradas nesse processo. Elas surgem desde os anos iniciais e permanecem na educação básica e média, principalmente quando se trata da disciplina de matemática, que tem apresentado baixos índices em avaliações, mostrando que há necessidade de uma mudança nesse cenário. No ensino médio os alunos se preparam para a realização de vestibular para ingressarem em uma universidade e buscam superar os obstáculos da aprendizagem matemática. Dentre as muitas provas realizadas para o ingresso na educação superior, encontra-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujos resultados são utilizados por grande parte das universidades para inserção desses alunos na graduação. Durante a realização da prova, o aluno deve responder questões de: linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. O exame apresenta uma matriz de referência com as áreas de conhecimento exigidas para a sua realização. Dentro do conteúdo de matemática, essa matriz se divide em: Conjuntos; geometria; grandezas e medidas; álgebra; matemática financeira; e estatística. Quanto à estatística, vale ressaltar que exige do aluno o conhecimento de leitura de gráficos, tabelas, realização de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, envolvendo, também, problemas ocorrentes no cotidiano (ANDRADE, 2008). A estatística desenvolve habilidades como, senso crítico e análise, que precisa ser trabalhado desde o ensino fundamental, até o ensino médio, para já fortalecer conhecimentos de organização e verificação de informações, onde tal ferramenta será útil em qualquer área de uma futura pesquisa e que por muitas vezes, pode não ser ensinado e ter uma eficácia de aprendizado como deveria, o que justifica voltarmos nossa atenção para estudá-lo. Assim, para essa pesquisa, elaboramos o seguinte problema: quais as principais dificuldades que os alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, encontram para aprender estatística, considerando ser este um dos conteúdos presente no ENEM? E na busca por respondê-lo, traçamos como objetivo geral: identificar e compreender as principais dificuldades que os alunos do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, encontram para aprender estatística, considerando ser este um dos conteúdos presente no ENEM. Para fundamentação teórica utilizamos alguns autores, tais como: Andrade (2008); Echeveste (2002); Silva (2012); Dangio (2014). Para realização da pesquisa utilizamos as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa (CRESWELL, 2010), por meio de entrevista semiestruturada, realizada com a docente, e questionário, realizado com vinte e cinco discentes de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Marabá -Pará, além da observação em sala de aula da turma participante da pesquisa. Em síntese os resultados obtidos com a pesquisa mostram que, a turma observada está em uma faixa etária que varia entre 14 e 21 anos e que a maioria deles não reprovou na disciplina de matemática em séries anteriores. No entanto, todos os alunos, afirmaram ter pelo menos uma dificuldade para aprender o conteúdo de matemática aplicado em sala de aula. Em se tratando do vestibular, 88% da turma apresentou interesse em realizá-lo. Quando questionados sobre os conteúdos presentes na matriz de referência do ENEM, o primeiro abordado é o de conjuntos, que por sua vez, se mostra um dos mais conhecidos pelos alunos, visto que 92% da classe afirmou já tê-lo estudado, sendo, também, o segundo com maior facilidade para resolver questões pelo que já foi desenvolvido na sala de aula. O segundo conteúdo é o de geometria e mais da metade dos alunos (60% da classe), afirma já tê-lo visto, no entanto, a professora afirmou que ainda não o desenvolveu na turma, ficando entendido que os alunos trouxeram esses conhecimentos de séries anteriores. No terceiro conteúdo de grandezas e medidas, 84% dos alunos afirmaram já tê-lo estudado e 29% afirmaram saber resolver questões envolvendo-o. O quarto conteúdo é de matemática financeira, que obteve um dos maiores índices de conhecimento por parte dos alunos, correspondendo a 92% da classe, e o menor índice (4%), no quesito da falta de habilidades ou conhecimento para se resolver uma questão problema. O quinto conteúdo é o de álgebra, que a partir do exposto nos gráficos, apresentou um dos maiores índices de falta de conhecimento por parte dos alunos, onde 32% da classe afirma não tê-lo estudado. O sexto e último conteúdo, foco dessa pesquisa, é o de estatística. A pesquisa mostrou que 92% dos alunos afirmam já tê-lo estudado. Notamos que um índice de 36% de alunos indicou não saber resolver questões, mostrando a dificuldade existente na aprendizagem deste assunto. Neste conteúdo, o ENEM abordará a leitura de gráficos e tabelas, previsão e tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, e cálculo de moda, média e mediana. Vale destacar que, durante o período de observação na sala de aula da turma participante dessa pesquisa, a professora aplicou exercícios que envolviam interpretação de tabelas e cálculo de média, moda e mediana, que fazem parte do ENEM. No entanto, os alunos mostraram grande dificuldade para interpretar e organizar os dados das questões, e de todos os alunos presentes na turma, apenas quatro buscaram ajuda para tentar compreendê-lo. Como considerações finais, ressaltamos que dentre as principais dificuldades em estatística, podemos destacar, principalmente, a falta de interpretação de texto e de informações que constam nas situações problemas desenvolvidos nas aulas de matemática, podendo causar sérios problemas de dificuldade de aprendizagem. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para que a escola onde ela foi realizada, bem como outras escolas que ofereçam o ensino médio, elaborem e desenvolvam propostas de melhorias para o processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina não só para o ENEM, mas também no cotidiano na trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Além disso, nos dê subsídios para nossa futura atuação nessa profissão. Palavras-chave: Aprendizagem, Matemática, Estatística. Referências ANDRADE, Mirian Maria. Ensino e aprendizagem de estatística por meio da modelagem matemática: uma investigação como ensino médio. Rio Claro: [s.n.], 2008. 193 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre : Artmed, 2010. 296p. DANGIÓ, Eric Giovanni Zenatti. O ensino de estatística no ensino médio através de projetos. São Carlos: UFSCar, 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado profissional)

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.