Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA SOBRE A APRENDIZAGEM DE INGLÊS E COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA NA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52417
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2708
    "inscrito_id" => 547135
    "titulo" => "O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA SOBRE A APRENDIZAGEM DE INGLÊS E COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA NA"
    "resumo" => " O Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - é uma iniciativa que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Esse projeto busca promover a inserção dos estudantes no contexto das Escolas Públicas desde o início de sua formação acadêmica e, com isso, desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e um professor da rede pública de ensino. Nessa conjuntura, o subprojeto PIBID-Inglês da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, situada em Fortaleza, busca propor uma relação entre os discentes do curso Letras-Inglês desta universidade e os alunos dessa escola pública. Neste trabalho que aqui apresentamos, exploramos o atendimento a dois objetivos específicos do sub projeto PIBID-Inglês UFC, que são (i) implementar abordagens de ensino alicerçadas em princípios de natureza variada: sociocultural, cognitiva, afetiva, pedagógica identificando estratégias para contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas; e (ii) selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, sua cultura de origem, suas comunidades e seus grupos de socialização assim como criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Coerentemente com esses dois objetivos, primeiramente, e com base em Newby (2010), construímos um questionário de modo colaborativo entre bolsistas, professores e a coordenadora do projeto, com fins de sondagem das motivações dos alunos da escola referentes à aprendizagem da língua inglesa e, assim, compreender o perfil do aluno da escola, seus interesses, motivações e expectativas em relação a aprendizagem do inglês. Num universo de 1.989 alunos matriculados no ensino médio, 256 alunos responderam ao questionário, que foi aplicado via impresso e respondido presencialmente. A maioria dos alunos manifestou interesse em participar das atividades do PIBID no contra turno das aulas disciplinares, principalmente por atividades que envolvessem cultura e oralidade, tais como Song Club (42,6%), e Movie Club (37%). Acreditamos que esse interesse manifestado pelos alunos é fruto do contato diário da maioria dos alunos com música, séries, filmes internacionais em geral, como eles também revelaram no questionário, quando perguntados sobre os modos em que usam a língua inglesa no dia a dia. Isso serviu para orientar o planejamento de ações do oito bolsistas alocados nessa escola, juntamente com a professora de inglês supervisora PIBID. Tanto o Song Club quanto o Movie Club têm como objetivos específicos promover o estudo da língua inglesa por meio de debates sobre os temas abordados em canções e em filmes em língua inglesa, respectivamente, de uma perspectiva crítica, que leve tanto os alunos quanto os bolsistas a lideram com discursos da mídia numa perspectiva dialógica e investigativa. Espera-se que, com essas ações, possamos atender aos interesses e necessidades dos alunos também revelados no questionário: as habilidades linguísticas que os estudantes mais desejam desenvolver ou aprimorar estão as voltadas para fala, a escuta e a pronúncia, sendo 89,8% com interesse em aprimorar suas habilidades relacionadas a fala. Chamou-nos a atenção também o interesse dos estudantes em ler e escrever na língua inglesa, com quase 50% de respostas para essas habilidades. Acreditamos que isso se deva ao modo predominantemente escrito da comunicação mediada pelo computador que a sociedade cada vez mais pratica, principalmente a juventude. Além disso, foi revelado também que a maioria dos alunos apresenta habilidades básicas ou iniciantes em relação à língua inglesa: quase 80% deles afirmam ainda estar em um nível básico, e menos de 1% declara-se com um nível avançado de inglês. Essa informação amplia as possibilidades de impacto do projeto. Outra atividade apontada pelos estudantes foi um curso preparatório para o ENEM, o que se justifica pelo nível escolar dos estudantes e pelo desempenho da escola em resultados nacionais. Esta escola tem obtido altos índices de aprovação de seus alunos na universidade pública, consequência de uma orientação clara da direção e seus coordenadores locais. Com o apoio e o entusiasmo dos gestores escolares, o desenvolvimento das atividades PIBID Inglês acontece até o final do ano letivo vigente como forma de ação piloto. Ao final da implementação dessas ações, um novo questionário será aplicado para podermos avaliar o impacto delas e o nível de satisfação dos alunos da escola. Esperamos com esse projeto, proporcionar experiências diferentes tantos aos discentes de Letras/Inglês da UFC como também dos alunos da Escola Adauto Bezerra, visto que o projeto tende a presentar a língua inglesa aos alunos fora do cenário da sala de aula e não nos restringindo ao uso do livro didático e sim com propostas de cunho cultural, por meio de atividades didático-pedagógicas diferenciadas, com conteúdos que tenham a finalidade de suprir as necessidades básicas de compreender, ouvir e falar a língua por meio de mecanismos diversificados, explorando as linguagens verbais, sonoras, visuais e corporais de forma criativa. Referências NEWBY, P. Research Methods for Education. London: Routledge, 2010. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DE SOUZA ALVES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52417
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2708
    "inscrito_id" => 547135
    "titulo" => "O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA SOBRE A APRENDIZAGEM DE INGLÊS E COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA NA"
    "resumo" => " O Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - é uma iniciativa que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Esse projeto busca promover a inserção dos estudantes no contexto das Escolas Públicas desde o início de sua formação acadêmica e, com isso, desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e um professor da rede pública de ensino. Nessa conjuntura, o subprojeto PIBID-Inglês da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, situada em Fortaleza, busca propor uma relação entre os discentes do curso Letras-Inglês desta universidade e os alunos dessa escola pública. Neste trabalho que aqui apresentamos, exploramos o atendimento a dois objetivos específicos do sub projeto PIBID-Inglês UFC, que são (i) implementar abordagens de ensino alicerçadas em princípios de natureza variada: sociocultural, cognitiva, afetiva, pedagógica identificando estratégias para contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas; e (ii) selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, sua cultura de origem, suas comunidades e seus grupos de socialização assim como criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Coerentemente com esses dois objetivos, primeiramente, e com base em Newby (2010), construímos um questionário de modo colaborativo entre bolsistas, professores e a coordenadora do projeto, com fins de sondagem das motivações dos alunos da escola referentes à aprendizagem da língua inglesa e, assim, compreender o perfil do aluno da escola, seus interesses, motivações e expectativas em relação a aprendizagem do inglês. Num universo de 1.989 alunos matriculados no ensino médio, 256 alunos responderam ao questionário, que foi aplicado via impresso e respondido presencialmente. A maioria dos alunos manifestou interesse em participar das atividades do PIBID no contra turno das aulas disciplinares, principalmente por atividades que envolvessem cultura e oralidade, tais como Song Club (42,6%), e Movie Club (37%). Acreditamos que esse interesse manifestado pelos alunos é fruto do contato diário da maioria dos alunos com música, séries, filmes internacionais em geral, como eles também revelaram no questionário, quando perguntados sobre os modos em que usam a língua inglesa no dia a dia. Isso serviu para orientar o planejamento de ações do oito bolsistas alocados nessa escola, juntamente com a professora de inglês supervisora PIBID. Tanto o Song Club quanto o Movie Club têm como objetivos específicos promover o estudo da língua inglesa por meio de debates sobre os temas abordados em canções e em filmes em língua inglesa, respectivamente, de uma perspectiva crítica, que leve tanto os alunos quanto os bolsistas a lideram com discursos da mídia numa perspectiva dialógica e investigativa. Espera-se que, com essas ações, possamos atender aos interesses e necessidades dos alunos também revelados no questionário: as habilidades linguísticas que os estudantes mais desejam desenvolver ou aprimorar estão as voltadas para fala, a escuta e a pronúncia, sendo 89,8% com interesse em aprimorar suas habilidades relacionadas a fala. Chamou-nos a atenção também o interesse dos estudantes em ler e escrever na língua inglesa, com quase 50% de respostas para essas habilidades. Acreditamos que isso se deva ao modo predominantemente escrito da comunicação mediada pelo computador que a sociedade cada vez mais pratica, principalmente a juventude. Além disso, foi revelado também que a maioria dos alunos apresenta habilidades básicas ou iniciantes em relação à língua inglesa: quase 80% deles afirmam ainda estar em um nível básico, e menos de 1% declara-se com um nível avançado de inglês. Essa informação amplia as possibilidades de impacto do projeto. Outra atividade apontada pelos estudantes foi um curso preparatório para o ENEM, o que se justifica pelo nível escolar dos estudantes e pelo desempenho da escola em resultados nacionais. Esta escola tem obtido altos índices de aprovação de seus alunos na universidade pública, consequência de uma orientação clara da direção e seus coordenadores locais. Com o apoio e o entusiasmo dos gestores escolares, o desenvolvimento das atividades PIBID Inglês acontece até o final do ano letivo vigente como forma de ação piloto. Ao final da implementação dessas ações, um novo questionário será aplicado para podermos avaliar o impacto delas e o nível de satisfação dos alunos da escola. Esperamos com esse projeto, proporcionar experiências diferentes tantos aos discentes de Letras/Inglês da UFC como também dos alunos da Escola Adauto Bezerra, visto que o projeto tende a presentar a língua inglesa aos alunos fora do cenário da sala de aula e não nos restringindo ao uso do livro didático e sim com propostas de cunho cultural, por meio de atividades didático-pedagógicas diferenciadas, com conteúdos que tenham a finalidade de suprir as necessidades básicas de compreender, ouvir e falar a língua por meio de mecanismos diversificados, explorando as linguagens verbais, sonoras, visuais e corporais de forma criativa. Referências NEWBY, P. Research Methods for Education. London: Routledge, 2010. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DE SOUZA ALVES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - é uma iniciativa que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Esse projeto busca promover a inserção dos estudantes no contexto das Escolas Públicas desde o início de sua formação acadêmica e, com isso, desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e um professor da rede pública de ensino. Nessa conjuntura, o subprojeto PIBID-Inglês da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, situada em Fortaleza, busca propor uma relação entre os discentes do curso Letras-Inglês desta universidade e os alunos dessa escola pública. Neste trabalho que aqui apresentamos, exploramos o atendimento a dois objetivos específicos do sub projeto PIBID-Inglês UFC, que são (i) implementar abordagens de ensino alicerçadas em princípios de natureza variada: sociocultural, cognitiva, afetiva, pedagógica identificando estratégias para contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas; e (ii) selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, sua cultura de origem, suas comunidades e seus grupos de socialização assim como criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Coerentemente com esses dois objetivos, primeiramente, e com base em Newby (2010), construímos um questionário de modo colaborativo entre bolsistas, professores e a coordenadora do projeto, com fins de sondagem das motivações dos alunos da escola referentes à aprendizagem da língua inglesa e, assim, compreender o perfil do aluno da escola, seus interesses, motivações e expectativas em relação a aprendizagem do inglês. Num universo de 1.989 alunos matriculados no ensino médio, 256 alunos responderam ao questionário, que foi aplicado via impresso e respondido presencialmente. A maioria dos alunos manifestou interesse em participar das atividades do PIBID no contra turno das aulas disciplinares, principalmente por atividades que envolvessem cultura e oralidade, tais como Song Club (42,6%), e Movie Club (37%). Acreditamos que esse interesse manifestado pelos alunos é fruto do contato diário da maioria dos alunos com música, séries, filmes internacionais em geral, como eles também revelaram no questionário, quando perguntados sobre os modos em que usam a língua inglesa no dia a dia. Isso serviu para orientar o planejamento de ações do oito bolsistas alocados nessa escola, juntamente com a professora de inglês supervisora PIBID. Tanto o Song Club quanto o Movie Club têm como objetivos específicos promover o estudo da língua inglesa por meio de debates sobre os temas abordados em canções e em filmes em língua inglesa, respectivamente, de uma perspectiva crítica, que leve tanto os alunos quanto os bolsistas a lideram com discursos da mídia numa perspectiva dialógica e investigativa. Espera-se que, com essas ações, possamos atender aos interesses e necessidades dos alunos também revelados no questionário: as habilidades linguísticas que os estudantes mais desejam desenvolver ou aprimorar estão as voltadas para fala, a escuta e a pronúncia, sendo 89,8% com interesse em aprimorar suas habilidades relacionadas a fala. Chamou-nos a atenção também o interesse dos estudantes em ler e escrever na língua inglesa, com quase 50% de respostas para essas habilidades. Acreditamos que isso se deva ao modo predominantemente escrito da comunicação mediada pelo computador que a sociedade cada vez mais pratica, principalmente a juventude. Além disso, foi revelado também que a maioria dos alunos apresenta habilidades básicas ou iniciantes em relação à língua inglesa: quase 80% deles afirmam ainda estar em um nível básico, e menos de 1% declara-se com um nível avançado de inglês. Essa informação amplia as possibilidades de impacto do projeto. Outra atividade apontada pelos estudantes foi um curso preparatório para o ENEM, o que se justifica pelo nível escolar dos estudantes e pelo desempenho da escola em resultados nacionais. Esta escola tem obtido altos índices de aprovação de seus alunos na universidade pública, consequência de uma orientação clara da direção e seus coordenadores locais. Com o apoio e o entusiasmo dos gestores escolares, o desenvolvimento das atividades PIBID Inglês acontece até o final do ano letivo vigente como forma de ação piloto. Ao final da implementação dessas ações, um novo questionário será aplicado para podermos avaliar o impacto delas e o nível de satisfação dos alunos da escola. Esperamos com esse projeto, proporcionar experiências diferentes tantos aos discentes de Letras/Inglês da UFC como também dos alunos da Escola Adauto Bezerra, visto que o projeto tende a presentar a língua inglesa aos alunos fora do cenário da sala de aula e não nos restringindo ao uso do livro didático e sim com propostas de cunho cultural, por meio de atividades didático-pedagógicas diferenciadas, com conteúdos que tenham a finalidade de suprir as necessidades básicas de compreender, ouvir e falar a língua por meio de mecanismos diversificados, explorando as linguagens verbais, sonoras, visuais e corporais de forma criativa. Referências NEWBY, P. Research Methods for Education. London: Routledge, 2010.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.