Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

USO DE MAPAS CONCEITUAIS SOBRE O TÁXON ACANTHOCEPHALA: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS POUCO CONHECIDOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS, INVERTEBRADOS, EXPLORAÇÃO DE CONTEÚDOS, MODELOS DE ESTUDO, MODELOS DE ESTUDO Pôster (PO) AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Resumo: Diferentes temas, simples ou de natureza mais complexa, envolvendo finalidades didáticas diversas e sendo construídos nos mais diversos continentes e regiões geográficas do Planeta Terra, têm sido explorados por meio de mapas conceituais. Desta forma, esses organizadores gráficos constituem ferramentas de grande importância no estudo de grupos de animais, sejam aqueles já popularmente conhecidos, tais como, Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, ou outros organismos menos familiares, tais como os acantocéfalos, pertencentes à linhagem dos Gnathifera, onde está inserido o táxon Rotifera. Frente a importância de tornar evidente grupos taxonômicos pouco visualizados, o objetivo do trabalho é, por meio da exploração de mapa conceitual, evidenciar a caracterização morfofisiológica, taxonômica e ambiental do táxon Acanthocephala (um grupo de animais parasitas de Vertebrados), como forma de contribuir para o entendimento e divulgação de conhecimentos sobre a Biodiversidade Animal. Como parte do processo de aprendizagem em sala de aula, voltada para estudantes recém-ingressos no ensino superior no segundo semestre do ano de 2017, várias estratégias de ensino foram vivenciadas e, dentre elas, destacam-se os mapas conceituais, que foram explorados no percurso do componente curricular de Zoologia, o qual é obrigatório no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os participantes da turma foram direcionados para realização de atividades contendo raciocínios sobre como representar caracteres de grupos de animais por meio de mapeamento conceitual. Os estudantes receberam instruções e bibliografias apropriadas para construção de mapas conceituais envolvendo exemplos de grupos de animais mais conhecidos, entre eles, platelmintos, anelídeos e nematódeos; como exercício, os estudantes foram direcionados para a construção de mapas conceituais focados em táxons pouco conhecidos. Para exercitar habilidades e proporcionar competências para os mapas conceituais, vários grupos de animais foram estudados segundo essa perspectiva. No levantamento bibliográfico acerca dos Acanthocephala, selecionaram-se os conceitos mais importantes a serem inseridos no mapa conceitual, seguindo o proposto pela pergunta focal: “Quais aspectos morfofisiológicos são evidenciados na caracterização evolutiva e taxonômica dos acantocéfalos?”. Ressalta-se que o uso do software CmapTool, como ferramenta digital para construção do mapas conceituais, proporcionou estruturar organizadores visuais coerentes para a percepção das interações entre os conceitos levantados. O mapa conceitual, referente ao táxon Acanthocephala, seguindo modelo confeccionado para o táxon Rotifera, permitiu aprofundar os conteúdos, como também tornar a aprendizagem mais significativa. Sendo assim, o uso da ferramenta de mapeamento conceitual, quando utilizada de forma comparativa e visualizando temas considerados similares, é valioso para se apreender aspectos relacionados às descrições teóricas subjacentes aos mapas conceituais e como elaborá-los. Também é um modo de ampliar formas de raciocínio mais eficazes quanto ao estudo de conteúdos complexos pouco abordados em sala de aula. Os mapas conceituais são reconhecidos como instrumentos pedagógicos de alto poder cognitivo, que proporcionam capacidades diversas; se forem constantemente exercitados, seus efeitos são muito promissores.

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