Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A PRESENÇA DA IMAGEM NA PROPOSTA PEDAGÓGICA FREIREANA: UMA PERSPECTIVA ASSENTADA NA EDUCAÇÃO POPULAR

Palavra-chaves: Imagem, Discurso Pedagógico Freireano, Análise Arqueológica Do Discurso Comunicação Oral 27 - EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 508
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 1571
    "titulo" => "A PRESENÇA DA IMAGEM NA PROPOSTA PEDAGÓGICA FREIREANA: UMA PERSPECTIVA ASSENTADA NA EDUCAÇÃO POPULAR"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar um relato parcial da pesquisa realizada sobre o uso estratégico da imagem na educação popular. Para tanto, recorre a abordagem metodológica da análise arqueológica do discurso. O material empírico da análise é a produção de alguns escritos de Paulo Freire, entendido, aqui, como a fonte da pesquisa. Nessa fase preliminar, foi realizado um mapeamento de enunciados e correlatos enunciativos sobre a imagem no discurso freireano. Essa ação foi orientada pelas seguintes perguntas: qual o entendimento assumido por Paulo Freire sobre a questão da imagem na educação? Como a imagem era descrita, pensada e utilizada por ele? Por fim, que estratégias Paulo Freire sugeriu para o uso da imagem na educação popular? Preliminarmente foi possível constatarmos a existência de três pilares enunciativos, designados de ético, político e epistemológico. Também identificamos três noções de imagens, representação do mundo, código visual, objeto do conhecimento, três formas de utilização de imagem na proposta pedagógica freiriana, ilustração, associação meneumônica, mediação do conhecimento, por fim, identificamos os tipos de imagens utilizadas em sua proposta, que são os desenhos e fotografias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E  MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A  PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "Imagem, Discurso pedagógico freireano, Análise arqueológica do discurso"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "7bd28f15a49d5e5848d6ec70e584e625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL ROCHA VILLAR DE ALCÂNTARA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL R. V. DE ALCÂNTARA"
    "autor_email" => "keldealcantara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 508
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 1571
    "titulo" => "A PRESENÇA DA IMAGEM NA PROPOSTA PEDAGÓGICA FREIREANA: UMA PERSPECTIVA ASSENTADA NA EDUCAÇÃO POPULAR"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar um relato parcial da pesquisa realizada sobre o uso estratégico da imagem na educação popular. Para tanto, recorre a abordagem metodológica da análise arqueológica do discurso. O material empírico da análise é a produção de alguns escritos de Paulo Freire, entendido, aqui, como a fonte da pesquisa. Nessa fase preliminar, foi realizado um mapeamento de enunciados e correlatos enunciativos sobre a imagem no discurso freireano. Essa ação foi orientada pelas seguintes perguntas: qual o entendimento assumido por Paulo Freire sobre a questão da imagem na educação? Como a imagem era descrita, pensada e utilizada por ele? Por fim, que estratégias Paulo Freire sugeriu para o uso da imagem na educação popular? Preliminarmente foi possível constatarmos a existência de três pilares enunciativos, designados de ético, político e epistemológico. Também identificamos três noções de imagens, representação do mundo, código visual, objeto do conhecimento, três formas de utilização de imagem na proposta pedagógica freiriana, ilustração, associação meneumônica, mediação do conhecimento, por fim, identificamos os tipos de imagens utilizadas em sua proposta, que são os desenhos e fotografias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E  MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A  PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "Imagem, Discurso pedagógico freireano, Análise arqueológica do discurso"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "7bd28f15a49d5e5848d6ec70e584e625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL ROCHA VILLAR DE ALCÂNTARA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL R. V. DE ALCÂNTARA"
    "autor_email" => "keldealcantara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um relato parcial da pesquisa realizada sobre o uso estratégico da imagem na educação popular. Para tanto, recorre a abordagem metodológica da análise arqueológica do discurso. O material empírico da análise é a produção de alguns escritos de Paulo Freire, entendido, aqui, como a fonte da pesquisa. Nessa fase preliminar, foi realizado um mapeamento de enunciados e correlatos enunciativos sobre a imagem no discurso freireano. Essa ação foi orientada pelas seguintes perguntas: qual o entendimento assumido por Paulo Freire sobre a questão da imagem na educação? Como a imagem era descrita, pensada e utilizada por ele? Por fim, que estratégias Paulo Freire sugeriu para o uso da imagem na educação popular? Preliminarmente foi possível constatarmos a existência de três pilares enunciativos, designados de ético, político e epistemológico. Também identificamos três noções de imagens, representação do mundo, código visual, objeto do conhecimento, três formas de utilização de imagem na proposta pedagógica freiriana, ilustração, associação meneumônica, mediação do conhecimento, por fim, identificamos os tipos de imagens utilizadas em sua proposta, que são os desenhos e fotografias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.