Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA PARA A PRÁTICA DO BRINQUEDISTA

Palavra-chaves: Formação De Professores, Saberes, Brinquedista Comunicação Oral 13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 404
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA PARA A PRÁTICA DO BRINQUEDISTA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de ações desenvolvidas pelo projeto “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que objetiva por meio da estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, implementar saberes que venham a fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência e, por conseguinte, a construção e socialização de saberes, vivências e reflexões favoráveis ao redimensionamento de estratégias de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o estudo se justifica pela necessidade de investigação sobre quais são os saberes docentes necessários à formação do(s) brinquedista(s), fundamentado em autores como: Rosa (2010), Celestino (2006), Tardif (2002), Pimenta (2002), dentre outros. Mediante os estudos realizados, constatamos que o profissional brinquedista deve estar consciente em quais saberes docentes se apóia para a execução da prática educativa, levando em conta os objetivos almejados e a convivência com diversas subjetividades e peculiaridades dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Formação de professores, Saberes, Brinquedista"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f0e52b27a7a5d6a1a87373dffa53dbe5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE"
    "autor_email" => "clleosantos22@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN, CAMPUS AVANÇADO PROFª MARIA ELIZA DE ALBUQUERQUE MAIA-CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 404
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA PARA A PRÁTICA DO BRINQUEDISTA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de ações desenvolvidas pelo projeto “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que objetiva por meio da estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, implementar saberes que venham a fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência e, por conseguinte, a construção e socialização de saberes, vivências e reflexões favoráveis ao redimensionamento de estratégias de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o estudo se justifica pela necessidade de investigação sobre quais são os saberes docentes necessários à formação do(s) brinquedista(s), fundamentado em autores como: Rosa (2010), Celestino (2006), Tardif (2002), Pimenta (2002), dentre outros. Mediante os estudos realizados, constatamos que o profissional brinquedista deve estar consciente em quais saberes docentes se apóia para a execução da prática educativa, levando em conta os objetivos almejados e a convivência com diversas subjetividades e peculiaridades dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Formação de professores, Saberes, Brinquedista"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f0e52b27a7a5d6a1a87373dffa53dbe5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE"
    "autor_email" => "clleosantos22@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN, CAMPUS AVANÇADO PROFª MARIA ELIZA DE ALBUQUERQUE MAIA-CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho é fruto de ações desenvolvidas pelo projeto “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que objetiva por meio da estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, implementar saberes que venham a fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência e, por conseguinte, a construção e socialização de saberes, vivências e reflexões favoráveis ao redimensionamento de estratégias de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o estudo se justifica pela necessidade de investigação sobre quais são os saberes docentes necessários à formação do(s) brinquedista(s), fundamentado em autores como: Rosa (2010), Celestino (2006), Tardif (2002), Pimenta (2002), dentre outros. Mediante os estudos realizados, constatamos que o profissional brinquedista deve estar consciente em quais saberes docentes se apóia para a execução da prática educativa, levando em conta os objetivos almejados e a convivência com diversas subjetividades e peculiaridades dos sujeitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.