Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO Á CERCA DO BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS NOBRE, MOSSORÓ-RN.

Palavra-chaves: PERCEPÇÃO, CAATINGA, BIOMA Pôster (PO) AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50569
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 985
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO Á CERCA DO BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS NOBRE, MOSSORÓ-RN."
    "resumo" => "A Caatinga é o Bioma brasileiro com extensão de 844.453 km aproximadamente, o equivalente a 11% do território nacional, com 178 espécies de mamíferos, 591 de aves. 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 211 abelhas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e ocupado por 27 milhões de pessoas e uma flora diversificada. Observando esses números é possível perceber que a Caatinga possui uma grande diversidade, mesmo passando pelo pressuposto de que é um bioma pobre e sem vida, conceito construído muitas vezes pela falta de conhecimento sobre sua biodiversidade (LEAL, 2003). O referente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada no município de Mossoró/RN. A pesquisa se deu a partir da análise do aprendizado dos alunos a respeito do bioma Caatinga, a fim de investigar se os mesmos conheciam a fauna e flora existente neste bioma exclusivamente Brasileiro e na qual o alunato está inserido. Foram escolhidos alunos do ensino médio, pois se trata da ultima etapa da educação básica e, desta forma, seria possível explorar todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da educação básica dos estudantes. A abordagem metodológica do presente trabalho consistiu na aplicação de questionários com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. A coleta de dados ocorreu no mês de dezembro de 2017, próximo à finalização do ano letivo da respectiva instituição de ensino. Foi totalizado 38 discentes presente no momento da aplicação. O instrumento da pesquisa aplicado, contava com o número de 06 (seis) questões de múltiplas escolhas abordando características do bioma Caatinga. As questões referiam-se à sua fauna e flora, como por exemplo, constavam indagações como: “o que são plantas xerófitas?”. Após a pesquisa com questionários, foram contabilizadas as respostas dos alunos, obtendo-se um determinado resultado. Utilizou-se o método qualitativo para análise dos dados obtidos. Todo o material coletado da devida pesquisa encontra-se guardado com as autoras para possíveis consultas.  De acordo com a percepção dos alunos a cerca do bioma caatinga, a grande maioria não conseguiu obter êxito nas respostas.  Na primeira questão, em relação à origem da palavra caatinga, totalizou-se aproximadamente um percentual de quase 87% de respostas equivocadas. Porém, relacionando à abrangência dos estados que esse bioma cobre no território nacional brasileiro, os discentes foram bastante vitoriosos, contabilizando um percentual de 63% de acertos. Correspondendo a vegetação da caatinga, percebe-se que houve um desacerto quando se perguntou sobre o significado de xerófitas, apenas 21% assinalou a opção correta.  Na quarta questão obteve uma boa quantidade acerto, porém ainda foram inferiores as incorretas.  A penúltima questão ainda relacionada à vegetação do determinado bioma, teve um número de equívoco bem superior, constatando um percentual de 58%. A sexta alternativa que abordava a respeito da flora, apresentou também apenas 42% relacionado ao número de alternativas corretas marcadas pelos alunos.  O bioma Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, bastante rico em fauna e flora, possuindo extrema importância sendo o bioma de maior diversidade do mundo, englobando os estados Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A caatinga é o bioma que sustenta a economia do Nordeste fornecendo energia e produtos florestais não madeireiros. Porém é um conteúdo pouco abordado nas escolas de ensino básico e quando é passado para os alunos é repassado de forma inadequada, onde os alunos não conseguem absorvem o conteúdo de forma apropriada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO, CAATINGA, BIOMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA22_ID985_30112018222723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YANDRA THAIS ROCHA DA MOTA "
    "autor_nome_curto" => "YANDRA MOTA"
    "autor_email" => "yandrathais@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50569
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 985
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO Á CERCA DO BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS NOBRE, MOSSORÓ-RN."
    "resumo" => "A Caatinga é o Bioma brasileiro com extensão de 844.453 km aproximadamente, o equivalente a 11% do território nacional, com 178 espécies de mamíferos, 591 de aves. 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 211 abelhas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e ocupado por 27 milhões de pessoas e uma flora diversificada. Observando esses números é possível perceber que a Caatinga possui uma grande diversidade, mesmo passando pelo pressuposto de que é um bioma pobre e sem vida, conceito construído muitas vezes pela falta de conhecimento sobre sua biodiversidade (LEAL, 2003). O referente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada no município de Mossoró/RN. A pesquisa se deu a partir da análise do aprendizado dos alunos a respeito do bioma Caatinga, a fim de investigar se os mesmos conheciam a fauna e flora existente neste bioma exclusivamente Brasileiro e na qual o alunato está inserido. Foram escolhidos alunos do ensino médio, pois se trata da ultima etapa da educação básica e, desta forma, seria possível explorar todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da educação básica dos estudantes. A abordagem metodológica do presente trabalho consistiu na aplicação de questionários com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. A coleta de dados ocorreu no mês de dezembro de 2017, próximo à finalização do ano letivo da respectiva instituição de ensino. Foi totalizado 38 discentes presente no momento da aplicação. O instrumento da pesquisa aplicado, contava com o número de 06 (seis) questões de múltiplas escolhas abordando características do bioma Caatinga. As questões referiam-se à sua fauna e flora, como por exemplo, constavam indagações como: “o que são plantas xerófitas?”. Após a pesquisa com questionários, foram contabilizadas as respostas dos alunos, obtendo-se um determinado resultado. Utilizou-se o método qualitativo para análise dos dados obtidos. Todo o material coletado da devida pesquisa encontra-se guardado com as autoras para possíveis consultas.  De acordo com a percepção dos alunos a cerca do bioma caatinga, a grande maioria não conseguiu obter êxito nas respostas.  Na primeira questão, em relação à origem da palavra caatinga, totalizou-se aproximadamente um percentual de quase 87% de respostas equivocadas. Porém, relacionando à abrangência dos estados que esse bioma cobre no território nacional brasileiro, os discentes foram bastante vitoriosos, contabilizando um percentual de 63% de acertos. Correspondendo a vegetação da caatinga, percebe-se que houve um desacerto quando se perguntou sobre o significado de xerófitas, apenas 21% assinalou a opção correta.  Na quarta questão obteve uma boa quantidade acerto, porém ainda foram inferiores as incorretas.  A penúltima questão ainda relacionada à vegetação do determinado bioma, teve um número de equívoco bem superior, constatando um percentual de 58%. A sexta alternativa que abordava a respeito da flora, apresentou também apenas 42% relacionado ao número de alternativas corretas marcadas pelos alunos.  O bioma Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, bastante rico em fauna e flora, possuindo extrema importância sendo o bioma de maior diversidade do mundo, englobando os estados Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A caatinga é o bioma que sustenta a economia do Nordeste fornecendo energia e produtos florestais não madeireiros. Porém é um conteúdo pouco abordado nas escolas de ensino básico e quando é passado para os alunos é repassado de forma inadequada, onde os alunos não conseguem absorvem o conteúdo de forma apropriada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO, CAATINGA, BIOMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA22_ID985_30112018222723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YANDRA THAIS ROCHA DA MOTA "
    "autor_nome_curto" => "YANDRA MOTA"
    "autor_email" => "yandrathais@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

A Caatinga é o Bioma brasileiro com extensão de 844.453 km aproximadamente, o equivalente a 11% do território nacional, com 178 espécies de mamíferos, 591 de aves. 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 211 abelhas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e ocupado por 27 milhões de pessoas e uma flora diversificada. Observando esses números é possível perceber que a Caatinga possui uma grande diversidade, mesmo passando pelo pressuposto de que é um bioma pobre e sem vida, conceito construído muitas vezes pela falta de conhecimento sobre sua biodiversidade (LEAL, 2003). O referente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada no município de Mossoró/RN. A pesquisa se deu a partir da análise do aprendizado dos alunos a respeito do bioma Caatinga, a fim de investigar se os mesmos conheciam a fauna e flora existente neste bioma exclusivamente Brasileiro e na qual o alunato está inserido. Foram escolhidos alunos do ensino médio, pois se trata da ultima etapa da educação básica e, desta forma, seria possível explorar todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da educação básica dos estudantes. A abordagem metodológica do presente trabalho consistiu na aplicação de questionários com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. A coleta de dados ocorreu no mês de dezembro de 2017, próximo à finalização do ano letivo da respectiva instituição de ensino. Foi totalizado 38 discentes presente no momento da aplicação. O instrumento da pesquisa aplicado, contava com o número de 06 (seis) questões de múltiplas escolhas abordando características do bioma Caatinga. As questões referiam-se à sua fauna e flora, como por exemplo, constavam indagações como: “o que são plantas xerófitas?”. Após a pesquisa com questionários, foram contabilizadas as respostas dos alunos, obtendo-se um determinado resultado. Utilizou-se o método qualitativo para análise dos dados obtidos. Todo o material coletado da devida pesquisa encontra-se guardado com as autoras para possíveis consultas. De acordo com a percepção dos alunos a cerca do bioma caatinga, a grande maioria não conseguiu obter êxito nas respostas. Na primeira questão, em relação à origem da palavra caatinga, totalizou-se aproximadamente um percentual de quase 87% de respostas equivocadas. Porém, relacionando à abrangência dos estados que esse bioma cobre no território nacional brasileiro, os discentes foram bastante vitoriosos, contabilizando um percentual de 63% de acertos. Correspondendo a vegetação da caatinga, percebe-se que houve um desacerto quando se perguntou sobre o significado de xerófitas, apenas 21% assinalou a opção correta. Na quarta questão obteve uma boa quantidade acerto, porém ainda foram inferiores as incorretas. A penúltima questão ainda relacionada à vegetação do determinado bioma, teve um número de equívoco bem superior, constatando um percentual de 58%. A sexta alternativa que abordava a respeito da flora, apresentou também apenas 42% relacionado ao número de alternativas corretas marcadas pelos alunos. O bioma Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, bastante rico em fauna e flora, possuindo extrema importância sendo o bioma de maior diversidade do mundo, englobando os estados Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A caatinga é o bioma que sustenta a economia do Nordeste fornecendo energia e produtos florestais não madeireiros. Porém é um conteúdo pouco abordado nas escolas de ensino básico e quando é passado para os alunos é repassado de forma inadequada, onde os alunos não conseguem absorvem o conteúdo de forma apropriada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.