PARÓDIA MUSICAL COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4855 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "PARÓDIA MUSICAL COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR" "resumo" => "Em contradição com o que é frequentemente observado na prática escolar nacional, as perspectivas norteadoras do Ensino Médio, implementadas pelo Governo Federal, incentivam o uso de diversificadas estratégias e metodologias de ensino com o objetivo de modificar o padrão existente. Assim, neste panorama, o PIBID tem estimulado a formação de educadores com visão inovadora de ensino, proporcionando aos licenciandos oportunidades de criar e participar de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Nesta perspectiva, esta sessão temática busca discorrer sobre a utilização da paródia musical como estratégia didática em Educação Ambiental (EA), durante um minicurso realizado por bolsistas do PIBID-UEPB na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, cadastrada à rede pública estadual na cidade de Campina Grande – PB, envolvendo estudantes das três séries que compõem o Ensino Médio. Os dados foram levantados por meio das produções textuais desenvolvidas pelos participantes durante a última etapa do processo e analisados por meio da técnica de “análise temática” (BARDIN, 2011), a partir do agrupamento de componentes em três categorias (identificação, percepção socioambiental ampla e percepção socioambiental restrita). Como resultados, destacamos discursos relacionados à identificação com o trabalho de EA desenvolvido na escola; percepção socioambiental ampla, em congruência com a literatura utilizada; e também restrita, ou distanciada das referências teóricas levantadas. De tudo posto, pôde-se concluir que a abertura proporcionada pela ferramenta da paródia musical é bastante eficiente para a construção do conhecimento em EA, estabelecendo uma possibilidade de avaliação lúdica do aprendizado, sendo possivelmente um bom instrumento para a prática docente em outras áreas." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_11_40_57_idinscrito_641_f471c7534abf65bbf80b18bdfd226bf9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAFAREL FERNANDES TAVARES DE MELO" "autor_nome_curto" => "TAFAREL MELO" "autor_email" => "tafarel.melo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4855 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "PARÓDIA MUSICAL COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR" "resumo" => "Em contradição com o que é frequentemente observado na prática escolar nacional, as perspectivas norteadoras do Ensino Médio, implementadas pelo Governo Federal, incentivam o uso de diversificadas estratégias e metodologias de ensino com o objetivo de modificar o padrão existente. Assim, neste panorama, o PIBID tem estimulado a formação de educadores com visão inovadora de ensino, proporcionando aos licenciandos oportunidades de criar e participar de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Nesta perspectiva, esta sessão temática busca discorrer sobre a utilização da paródia musical como estratégia didática em Educação Ambiental (EA), durante um minicurso realizado por bolsistas do PIBID-UEPB na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, cadastrada à rede pública estadual na cidade de Campina Grande – PB, envolvendo estudantes das três séries que compõem o Ensino Médio. Os dados foram levantados por meio das produções textuais desenvolvidas pelos participantes durante a última etapa do processo e analisados por meio da técnica de “análise temática” (BARDIN, 2011), a partir do agrupamento de componentes em três categorias (identificação, percepção socioambiental ampla e percepção socioambiental restrita). Como resultados, destacamos discursos relacionados à identificação com o trabalho de EA desenvolvido na escola; percepção socioambiental ampla, em congruência com a literatura utilizada; e também restrita, ou distanciada das referências teóricas levantadas. De tudo posto, pôde-se concluir que a abertura proporcionada pela ferramenta da paródia musical é bastante eficiente para a construção do conhecimento em EA, estabelecendo uma possibilidade de avaliação lúdica do aprendizado, sendo possivelmente um bom instrumento para a prática docente em outras áreas." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_11_40_57_idinscrito_641_f471c7534abf65bbf80b18bdfd226bf9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAFAREL FERNANDES TAVARES DE MELO" "autor_nome_curto" => "TAFAREL MELO" "autor_email" => "tafarel.melo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }