INTERVENÇÕES EM AULAS (A FORMAÇÃO DOS GRUPOS PARA DEBATES) USANDO O LIVRO DIDÁTICO
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4643 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "INTERVENÇÕES EM AULAS (A FORMAÇÃO DOS GRUPOS PARA DEBATES) USANDO O LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente artigo se destina a descriçãodas intervenções realizadas na instituição Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor “José Soares de Carvalho”, tendo como base o livro didático, utilizando-o como paradigma para realização de debate em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os conhecimentos adquiridos e quais os métodos usados para trabalhar com o instrumento didático de uma maneira mais atrativa e possivelmente usando novas formas de apresentar os conteúdos facilitando o aprendizado e estimulando a participação dos alunos durante as aulas de geografia. A temática deste trabalho está centrada no seguinte problema: Como a didática do professor pode permear e incitar o processo de compreensão e argumentação crítica dos discentes? O quadro teórico adotado no desenvolvimento desta pesquisa centra-se em reflexões de FREIRE (1996), GADOTTI (2003), KIMURA (2006), KLEIMAN (2002) e MARINHO (2001). O estudo se assinala como uma análise de cunho exploratório, a qual utilizou revisão bibliográfica e pesquisa empírica por meio de intervenções em aulas. Os resultados apontam que houve maior participação dos alunos nos debates na sala de aula, pois é fato que em um ambiente escolar o processo de aprendizagem torne-se prazeroso, logo, tornando-se proveitoso.“Quando estimulado”." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_12_54_13_idinscrito_569_50b0fa598c19ad70086764516ab6204f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELINE BATISTA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANGELINE BATISTA" "autor_email" => "pibidcruz@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4643 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "INTERVENÇÕES EM AULAS (A FORMAÇÃO DOS GRUPOS PARA DEBATES) USANDO O LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente artigo se destina a descriçãodas intervenções realizadas na instituição Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor “José Soares de Carvalho”, tendo como base o livro didático, utilizando-o como paradigma para realização de debate em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os conhecimentos adquiridos e quais os métodos usados para trabalhar com o instrumento didático de uma maneira mais atrativa e possivelmente usando novas formas de apresentar os conteúdos facilitando o aprendizado e estimulando a participação dos alunos durante as aulas de geografia. A temática deste trabalho está centrada no seguinte problema: Como a didática do professor pode permear e incitar o processo de compreensão e argumentação crítica dos discentes? O quadro teórico adotado no desenvolvimento desta pesquisa centra-se em reflexões de FREIRE (1996), GADOTTI (2003), KIMURA (2006), KLEIMAN (2002) e MARINHO (2001). O estudo se assinala como uma análise de cunho exploratório, a qual utilizou revisão bibliográfica e pesquisa empírica por meio de intervenções em aulas. Os resultados apontam que houve maior participação dos alunos nos debates na sala de aula, pois é fato que em um ambiente escolar o processo de aprendizagem torne-se prazeroso, logo, tornando-se proveitoso.“Quando estimulado”." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_12_54_13_idinscrito_569_50b0fa598c19ad70086764516ab6204f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELINE BATISTA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANGELINE BATISTA" "autor_email" => "pibidcruz@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }