RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID/ UEPB: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE AÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4760 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID/ UEPB: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE AÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Neste trabalho apresentam-se algumas experiências, e eventos realizados durante período de participação do projeto PIBID ( Projeto de Bolsa de Iniciação a Docência) trazendo informações acadêmicas e pessoais oferecidos pelo programa patrocinado pela CAPES.O PIBID busca incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB, além de desenvolver trabalhos a fim de melhorar o ensino de Química fazendo os licenciandos obter experiências para aplicar futuramente no trabalho como docente. Essas experiências no programa contribuíram para melhorar o conhecimento sobre vivências em determinadas situações em sala de aula, permitindo assim desenvolver habilidades para aplicar a diversos perfis de alunos e a construção de um trabalho em equipe. As atividades foram desenvolvidas em torno da experimentação no ensino de química numa perspectiva problematizadora através do conteúdos de Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases. Os resultados apontaram que os alunos aceitaram a proposta do ensino de química através da experimentação, estimulando-os para a aprendizagem dos conceitos científicos numa perspectiva problematizadora e contextualizada. Além disso, as experiências contribuiram para que o licenciando vivesse na prática as dificuldades do trabalho docente, buscando soluções imediatas para melhorar o ensino de química no contexto da educação básica." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_09_2013_20_10_40_idinscrito_180_3e65e43c66d0cc8a75dfe4bc1209bed0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS RAQUEL SOARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAÍS RAQUEL" "autor_email" => "laisraquel18@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4760 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID/ UEPB: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE AÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Neste trabalho apresentam-se algumas experiências, e eventos realizados durante período de participação do projeto PIBID ( Projeto de Bolsa de Iniciação a Docência) trazendo informações acadêmicas e pessoais oferecidos pelo programa patrocinado pela CAPES.O PIBID busca incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB, além de desenvolver trabalhos a fim de melhorar o ensino de Química fazendo os licenciandos obter experiências para aplicar futuramente no trabalho como docente. Essas experiências no programa contribuíram para melhorar o conhecimento sobre vivências em determinadas situações em sala de aula, permitindo assim desenvolver habilidades para aplicar a diversos perfis de alunos e a construção de um trabalho em equipe. As atividades foram desenvolvidas em torno da experimentação no ensino de química numa perspectiva problematizadora através do conteúdos de Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases. Os resultados apontaram que os alunos aceitaram a proposta do ensino de química através da experimentação, estimulando-os para a aprendizagem dos conceitos científicos numa perspectiva problematizadora e contextualizada. Além disso, as experiências contribuiram para que o licenciando vivesse na prática as dificuldades do trabalho docente, buscando soluções imediatas para melhorar o ensino de química no contexto da educação básica." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_09_2013_20_10_40_idinscrito_180_3e65e43c66d0cc8a75dfe4bc1209bed0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS RAQUEL SOARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAÍS RAQUEL" "autor_email" => "laisraquel18@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }