O PIBID/UEPB/GEOGRAFIA E SUAS APREENSÕES A PARTIR DA E. E. E. M. I. P. DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO (PREMEN), CAMPINA GRANDE/PB
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4772 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "O PIBID/UEPB/GEOGRAFIA E SUAS APREENSÕES A PARTIR DA E. E. E. M. I. P. DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO (PREMEN), CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/CAPES/UEPB, subprojeto Geografia) no contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (também conhecida como Premen), durante o biênio 2012/2013. Teve-se como objetivos analisar a inserção do programa no meio escolar supracitado, contextualizada à luz das metodologias de ensino-aprendizagem em geografia discutidas no âmbito da formação superior e na produção bibliográfica recente; caracterizar a realização do subprojeto de geografia na escola, partindo de sua constituição teórico-metodológica, apreensões iniciais e primeiras atividades do grupo; e abordar – criticamente – os projetos executados durante os anos letivos, com ênfase às suas possibilidades junto às metodologias da geografia escolar. As relações entre as experiências obtidas e os métodos/procedimentos se originaram de leituras e escritos pretéritos realizados pelo autor, também sujeito participante no processo aqui discutido. Metodologicamente, parte-se da abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem e do diálogo entre as correntes crítico-dialética e humanista-fenomenológica de pensamento geográfico. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, recolhimento de depoimentos, vivências, debates e reuniões visando a confrontação de ideias, conversações informais e acompanhamento escolar junto aos demais agentes da comunidade escolar." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_26_09_2013_20_20_37_idinscrito_349_9e4d9668a8759a5555f543c21ab49fdb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ARTHUR" "autor_email" => "saraivaluizarthur@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4772 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "O PIBID/UEPB/GEOGRAFIA E SUAS APREENSÕES A PARTIR DA E. E. E. M. I. P. DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO (PREMEN), CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/CAPES/UEPB, subprojeto Geografia) no contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (também conhecida como Premen), durante o biênio 2012/2013. Teve-se como objetivos analisar a inserção do programa no meio escolar supracitado, contextualizada à luz das metodologias de ensino-aprendizagem em geografia discutidas no âmbito da formação superior e na produção bibliográfica recente; caracterizar a realização do subprojeto de geografia na escola, partindo de sua constituição teórico-metodológica, apreensões iniciais e primeiras atividades do grupo; e abordar – criticamente – os projetos executados durante os anos letivos, com ênfase às suas possibilidades junto às metodologias da geografia escolar. As relações entre as experiências obtidas e os métodos/procedimentos se originaram de leituras e escritos pretéritos realizados pelo autor, também sujeito participante no processo aqui discutido. Metodologicamente, parte-se da abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem e do diálogo entre as correntes crítico-dialética e humanista-fenomenológica de pensamento geográfico. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, recolhimento de depoimentos, vivências, debates e reuniões visando a confrontação de ideias, conversações informais e acompanhamento escolar junto aos demais agentes da comunidade escolar." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_26_09_2013_20_20_37_idinscrito_349_9e4d9668a8759a5555f543c21ab49fdb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ARTHUR" "autor_email" => "saraivaluizarthur@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }