Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AUTORIDADE PEDAGÓGICA E CONFLITOS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES

Palavra-chaves: Autoridade Pedagógica, Violência, Cidadania, , Exclusão Social Comunicação Oral 08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O objetivo do presente ensaio é tecer considerações sobre as relações entre os conflitos de violência e a autoridade propriamente pedagógica do professor na escola. Considerando a dimensão semanticamente plural da noção comum de violência, bem como as ambiguidades da noção de autoridade, considerando, igualmente, a frequência com que os conflitos envolvendo a violência mais explícita ocorrem na escola, faz-se necessário repor os conceitos de violência e de autoridade, bem como as relações entre eles no ambiente escolar. Parte-se da proposição geral segundo a qual a violência tem incidência negativa imediata no processo de ensino aprendizagem, com a consequente implicação no rendimento do trabalho pedagógico e no desenvolvimento intelectual e cívico dos alunos. A aposta que aqui se faz é que a compreensão adequada do que seja a violência, bem como a reposição necessária da noção de autoridade docente na escola, permite que se encontrem os adequados procedimentos corretivos dos problemas vivenciados pelas escolas no cotidiano.

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