Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46246
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2006
    "inscrito_id" => 1011
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU"
    "resumo" => "O ensino de Ciências assume grande importância para aprendizagem dos conhecimentos científicos em todos os níveis de ensino. Porém, pesquisas sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais ainda é um assunto que não foi amplamente explorado. Mesmo que haja a possibilidade de trabalhar o conhecimento cientifico neste nível escolar. Entretanto, para que isso seja possível se torna essencial que os professores busquem outras estratégias de ensino que visem principalmente diminuir o excesso de aulas expositivas e auxilie para tornar os estudantes a gentes centrais na construção do conhecimento. Neste sentido, a Alfabetização Científica ganha particular relevância quando desenvolvida já nos Anos Inicias, pois permitem aos estudantes a compreensão de fatos e fenômenos que fazem parte do seu cotidiano. E a utilização de atividades relativamente simples que possuam relação com a Ciência podem contribuir para que a prática docente auxilie para uma melhor aprendizagem. Portanto, este trabalho possui como objetivo verificar o que se tem publicado em relação a Alfabetização Científica nos Anos Inicias do Ensino Fundamental nas quatro edições do Congresso Nacional de educação (CONEDU). Os resultados nos mostram uma necessidade de voltarmos atenção para essa temática. Uma vez que, poucos trabalhos abordam a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1011_09092018163525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES  DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE RODRIGUES"
    "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46246
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2006
    "inscrito_id" => 1011
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU"
    "resumo" => "O ensino de Ciências assume grande importância para aprendizagem dos conhecimentos científicos em todos os níveis de ensino. Porém, pesquisas sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais ainda é um assunto que não foi amplamente explorado. Mesmo que haja a possibilidade de trabalhar o conhecimento cientifico neste nível escolar. Entretanto, para que isso seja possível se torna essencial que os professores busquem outras estratégias de ensino que visem principalmente diminuir o excesso de aulas expositivas e auxilie para tornar os estudantes a gentes centrais na construção do conhecimento. Neste sentido, a Alfabetização Científica ganha particular relevância quando desenvolvida já nos Anos Inicias, pois permitem aos estudantes a compreensão de fatos e fenômenos que fazem parte do seu cotidiano. E a utilização de atividades relativamente simples que possuam relação com a Ciência podem contribuir para que a prática docente auxilie para uma melhor aprendizagem. Portanto, este trabalho possui como objetivo verificar o que se tem publicado em relação a Alfabetização Científica nos Anos Inicias do Ensino Fundamental nas quatro edições do Congresso Nacional de educação (CONEDU). Os resultados nos mostram uma necessidade de voltarmos atenção para essa temática. Uma vez que, poucos trabalhos abordam a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1011_09092018163525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES  DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE RODRIGUES"
    "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de Ciências assume grande importância para aprendizagem dos conhecimentos científicos em todos os níveis de ensino. Porém, pesquisas sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais ainda é um assunto que não foi amplamente explorado. Mesmo que haja a possibilidade de trabalhar o conhecimento cientifico neste nível escolar. Entretanto, para que isso seja possível se torna essencial que os professores busquem outras estratégias de ensino que visem principalmente diminuir o excesso de aulas expositivas e auxilie para tornar os estudantes a gentes centrais na construção do conhecimento. Neste sentido, a Alfabetização Científica ganha particular relevância quando desenvolvida já nos Anos Inicias, pois permitem aos estudantes a compreensão de fatos e fenômenos que fazem parte do seu cotidiano. E a utilização de atividades relativamente simples que possuam relação com a Ciência podem contribuir para que a prática docente auxilie para uma melhor aprendizagem. Portanto, este trabalho possui como objetivo verificar o que se tem publicado em relação a Alfabetização Científica nos Anos Inicias do Ensino Fundamental nas quatro edições do Congresso Nacional de educação (CONEDU). Os resultados nos mostram uma necessidade de voltarmos atenção para essa temática. Uma vez que, poucos trabalhos abordam a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.