Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO E PROFESSOR DIANTE DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: Novas Tecnologias, Educação, Professor, Prática Pedagógica Comunicação Oral 03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 454
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 460
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROFESSOR DIANTE DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho corresponde a um Projeto de Pesquisa elaborado na Disciplina Pesquisa em Educação, integrante do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, durante o 1º semestre de 2010. Diante da atual sociedade da informação, fica praticamente impossível manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer a toda a escola um espaço muito mais enriquecedor, com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa. Esses novos instrumentos tecnológicos fornecem várias informações ao mesmo tempo, fazendo com que ocorra uma aprendizagem mais interativa, criativa e uma construção coletiva do conhecimento. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre a sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade da informação. O interesse por este tema teve origem a partir de um estágio realizado em uma escola da rede pública municipal, quando verificamos que apesar da escola contar com variados instrumentos tecnológicos como computadores, internet, data-show, TV, DVD, entre outros, os professores não faziam uso dos mesmos em suas aulas. Diante deste fato, sentimos a necessidade de investigar o porquê da não utilização destes instrumentos em sala de aula, além de fazer um estudo sobre como as novas tecnologias podem vir a auxiliar no desenvolvimento das aulas e a facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares pelos alunos. Como objetivo geral do nosso projeto pretendemos desenvolver um estudo sobre o novo papel do professor diante do uso das novas tecnologias, em prol de um melhor desenvolvimento educacional. Este artigo fundamenta-se em estudos sobre a importância da tecnologia no contexto educativo e o modo como a mesma pode ajudar o processo ensino- aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Tomamos como subsídio as contribuições de Almeida (2000), Assmann (2005), Kenski (2007), Weiler (2006) e Lopes (2005), que nos ajudaram a compreender o tema de forma mais ampla, motivando o seu contínuo aprofundamento. Palavras-chave: Novas Tecnologias – Educação – Professor – Prática Pedagógica"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Novas tecnologias, Educação, Professor, Prática pedagógica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "98b297950041a42470269d56260243a1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA GERLANE GUIMARAES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 454
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 460
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROFESSOR DIANTE DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho corresponde a um Projeto de Pesquisa elaborado na Disciplina Pesquisa em Educação, integrante do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, durante o 1º semestre de 2010. Diante da atual sociedade da informação, fica praticamente impossível manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer a toda a escola um espaço muito mais enriquecedor, com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa. Esses novos instrumentos tecnológicos fornecem várias informações ao mesmo tempo, fazendo com que ocorra uma aprendizagem mais interativa, criativa e uma construção coletiva do conhecimento. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre a sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade da informação. O interesse por este tema teve origem a partir de um estágio realizado em uma escola da rede pública municipal, quando verificamos que apesar da escola contar com variados instrumentos tecnológicos como computadores, internet, data-show, TV, DVD, entre outros, os professores não faziam uso dos mesmos em suas aulas. Diante deste fato, sentimos a necessidade de investigar o porquê da não utilização destes instrumentos em sala de aula, além de fazer um estudo sobre como as novas tecnologias podem vir a auxiliar no desenvolvimento das aulas e a facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares pelos alunos. Como objetivo geral do nosso projeto pretendemos desenvolver um estudo sobre o novo papel do professor diante do uso das novas tecnologias, em prol de um melhor desenvolvimento educacional. Este artigo fundamenta-se em estudos sobre a importância da tecnologia no contexto educativo e o modo como a mesma pode ajudar o processo ensino- aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Tomamos como subsídio as contribuições de Almeida (2000), Assmann (2005), Kenski (2007), Weiler (2006) e Lopes (2005), que nos ajudaram a compreender o tema de forma mais ampla, motivando o seu contínuo aprofundamento. Palavras-chave: Novas Tecnologias – Educação – Professor – Prática Pedagógica"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Novas tecnologias, Educação, Professor, Prática pedagógica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "98b297950041a42470269d56260243a1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA GERLANE GUIMARAES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho corresponde a um Projeto de Pesquisa elaborado na Disciplina Pesquisa em Educação, integrante do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, durante o 1º semestre de 2010. Diante da atual sociedade da informação, fica praticamente impossível manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer a toda a escola um espaço muito mais enriquecedor, com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa. Esses novos instrumentos tecnológicos fornecem várias informações ao mesmo tempo, fazendo com que ocorra uma aprendizagem mais interativa, criativa e uma construção coletiva do conhecimento. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre a sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade da informação. O interesse por este tema teve origem a partir de um estágio realizado em uma escola da rede pública municipal, quando verificamos que apesar da escola contar com variados instrumentos tecnológicos como computadores, internet, data-show, TV, DVD, entre outros, os professores não faziam uso dos mesmos em suas aulas. Diante deste fato, sentimos a necessidade de investigar o porquê da não utilização destes instrumentos em sala de aula, além de fazer um estudo sobre como as novas tecnologias podem vir a auxiliar no desenvolvimento das aulas e a facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares pelos alunos. Como objetivo geral do nosso projeto pretendemos desenvolver um estudo sobre o novo papel do professor diante do uso das novas tecnologias, em prol de um melhor desenvolvimento educacional. Este artigo fundamenta-se em estudos sobre a importância da tecnologia no contexto educativo e o modo como a mesma pode ajudar o processo ensino- aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Tomamos como subsídio as contribuições de Almeida (2000), Assmann (2005), Kenski (2007), Weiler (2006) e Lopes (2005), que nos ajudaram a compreender o tema de forma mais ampla, motivando o seu contínuo aprofundamento. Palavras-chave: Novas Tecnologias – Educação – Professor – Prática Pedagógica

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.