Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO CINEMA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE

Palavra-chaves: Indústria Cultural, Cinema, Currículo Cultural Comunicação Oral 01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 397
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 58
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO CINEMA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a utilização do cinema como recurso pedagógico na sala de aula, a partir de uma pesquisa realizada em escolas públicas, nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu através de observações etnográficas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE. As questões que guiaram a investigação foram às seguintes: Como está ocorrendo a utilização pedagógica do cinema no âmbito escolar? Quais intenções pedagógicas são cumpridas com o uso do cinema nas escolas públicas? Os conteúdos da indústria cinematográfica utilizados com maior frequência no espaço escolar são filmes em desenhos animados que contam histórias infantis, normalmente produzidos pela Walt Disney, (Kung Fu Panda, Madagascar 2, Up – Altas Aventuras e outros).  A mediação desses conteúdos acontece através de televisão conectada ao DVD. Quanto à intencionalidade pedagógica, o entretenimento predominou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA"
    "palavra_chave" => "Indústria cultural, Cinema, Currículo cultural"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66f041e16a60928b05a7e228a89c3799.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA MARINHO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA MARINHO"
    "autor_email" => "cindhmarinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARRROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 397
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 58
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO CINEMA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a utilização do cinema como recurso pedagógico na sala de aula, a partir de uma pesquisa realizada em escolas públicas, nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu através de observações etnográficas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE. As questões que guiaram a investigação foram às seguintes: Como está ocorrendo a utilização pedagógica do cinema no âmbito escolar? Quais intenções pedagógicas são cumpridas com o uso do cinema nas escolas públicas? Os conteúdos da indústria cinematográfica utilizados com maior frequência no espaço escolar são filmes em desenhos animados que contam histórias infantis, normalmente produzidos pela Walt Disney, (Kung Fu Panda, Madagascar 2, Up – Altas Aventuras e outros).  A mediação desses conteúdos acontece através de televisão conectada ao DVD. Quanto à intencionalidade pedagógica, o entretenimento predominou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA"
    "palavra_chave" => "Indústria cultural, Cinema, Currículo cultural"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66f041e16a60928b05a7e228a89c3799.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA MARINHO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA MARINHO"
    "autor_email" => "cindhmarinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARRROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a utilização do cinema como recurso pedagógico na sala de aula, a partir de uma pesquisa realizada em escolas públicas, nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu através de observações etnográficas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE. As questões que guiaram a investigação foram às seguintes: Como está ocorrendo a utilização pedagógica do cinema no âmbito escolar? Quais intenções pedagógicas são cumpridas com o uso do cinema nas escolas públicas? Os conteúdos da indústria cinematográfica utilizados com maior frequência no espaço escolar são filmes em desenhos animados que contam histórias infantis, normalmente produzidos pela Walt Disney, (Kung Fu Panda, Madagascar 2, Up – Altas Aventuras e outros). A mediação desses conteúdos acontece através de televisão conectada ao DVD. Quanto à intencionalidade pedagógica, o entretenimento predominou.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.