Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TEMA “ÁCIDOS E BASES” UTILIZANDO A METODOLOGIA MULTISSENSORIAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA ESTUDANTE COM DISLEXIA

Palavra-chaves: MULTISSENSORIAL, DISLEXIA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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      ENEM (2012-2016) selecionou-se o conteúdo “ácidos e bases” como tema para a elaboração de uma\r\n
      sequência didática (SD), aplicada utilizando a metodologia multissensorioal. Os resultados obtidos\r\n
      com a SD apontaram como principal dificuldade a utilização do nível representacional da química,\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar, a partir de um estudo de caso, as possíveis demandas educacionais e as estratégias mais adequadas para o ensino de química de uma estudante disléxica, integrante de um cursinho pré-vestibular popular.. Por meio da análise das edições do ENEM (2012-2016) selecionou-se o conteúdo “ácidos e bases” como tema para a elaboração de uma sequência didática (SD), aplicada utilizando a metodologia multissensorioal. Os resultados obtidos com a SD apontaram como principal dificuldade a utilização do nível representacional da química, ainda que a estudante demonstrasse compreender o fenômeno, o que foi possível constatar por meio da análise da transcrição da discussão realizada ao final da SD.

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