Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do NUCLEAPE – “Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação”. Como objetivo, pretendeu-se analisar a permanência docente na Educação de Jovens e Adultos a partir dos depoimentos dos professores que atuam nesta modalidade da educação, tendo em vista compreender a trajetória profissional docente, assim como o contexto histórico-social que revelam marcas ideológicas e impactam no posicionamento discursivo. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas com docentes que atuam no Curso de Eletrotécnica na modalidade de jovens e adultos do Instituto Federal Fluminense - campus Campos Centro, que se constituíram num corpus para análise. Para essa investigação, tomou-se como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. A pesquisa justificou-se pela intenção de avançar nas discussões sobre a relação direta da permanência discente com a permanência docente. Nesse viés, subentendeu-se necessário trazer apontamentos a respeito da constituição do ser docente na complexidade das relações da sociedade atual. Os resultados apontaram que o professor que permanece no PROEJA é aquele que, quando aluno, encontrou na escola razões para também permanecer. Por fim, a partir das análises, observou-se que o discurso dos professores entrevistados apontou o "pertencimento" como sentido de permanência docente, destacando a escola como lugar de envolvimento, filiação e pertença para promover a permanência.