Partindo da premissa desenvolvida por Jean Piaget , partindo portanto do pressuposto que a inteligência humana é algo inacabado e em constante construção, corroborando também com a teoria Vygotskyana que aborda a interação com o meio como forma de aprendizado, o presente artigo fará uma reflexão que visa analisar o método utilizado em sala de aula que possibilita a aprendizagem dos conteúdos propostos e das práticas e teorias norteadoras ao ensino, tendo como enfoque principal alunos inseridos no transtorno do espectro autista, considerando a dificuldade de interação social geralmente presente em tal realidade. O objetivo central desta pesquisa consiste na análise metodológica das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor de língua portuguesa, tendo inclusive, uma atenção especial voltada para as dificuldades enfrentadas pelo profissional, relativas a disposição de informações acerca de educação inclusiva. Considerando o déficit acadêmico na oferta de disciplinas auxiliares para educação inclusiva aos profissionais em formação, esta pesquisa buscou identificar a forma de aplicabilidade dos conteúdos programáticos desenvolvida pelo profissional. Para fins de embasamento e comprovação das hipóteses desenvolvidas no projeto inicial deste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o auxílio de entrevista e observação em sala de aula, em uma escola pública municipal com um aluno do 8º ano do ensino fundamental na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE.