A inclusão é o movimento da sociedade que visa a produzir a igualdade e auxiliar o sujeito a construir sua identidade. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista-TEA é um grande desafio, tendo em vista as necessidades de adequação: curricular, ambiental e metodológica. Essa pesquisa teve por objetivo geral de analisar quais os desafios enfrentados no processo de inclusão das crianças com TEA a partir de apontamentos e relatos de professoras de cinco Centros de Educação Infantil do município de Parintins no baixo Amazonas especificamente de conhecer como se desenvolve o processo de inclusão nas escolas de Educação Infantil, verificando as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, para que se possam discutir as habilidades desenvolvidas pelas crianças autistas a partir da Educação Infantil, estimulando-as a desenvolver suas habilidades cognitivas, de linguagem e social. A sistematização desse estudo compreende a introdução, onde pudemos dialogar sobre os desafios da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista nas escolas de educação infantil do município de Parintins no baixo amazonas, realizando um resgate do entendimento de autores sobre a temática proposta para pesquisa assim como suas características e contribuições na formação integral de alunos e professores na Educação Infantil. Assim descrevemos o caminhar metodológico que usamos para a construção da pesquisa, tecendo os resultados e discussões a partir do levantamento realizado em lócus nos ambientes escolares, para que pudéssemos assim sintetizar o estudo nas considerações finais e referenciarmos tais teóricos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa.