Esse artigo tem como objetivo discutir a inclusão de crianças desde cedo, na fase da pré-escola, no mundo da leitura, a partir de ferramentas adequadas à sua faixa etária, possibilitando, assim, a oportunidade de as crianças, desde cedo, mergulharem nas práticas de leitura, promovendo a aprendizagem e dando ênfase nas habilidades, capacidades e potencialidades. Com isto, evidenciamos a importância de atividades que desenvolvam o prazer pela leitura, visto que o termo leitura assume um papel democratizante no processo do ensino e aprendizagem, o que ressalta seu incentivo desde cedo. Para tanto, realizamos um trabalho que se estrutura por meio de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfica, realizada por meio de livros, artigos científicos e textos eletrônicos que subsidiaram as reflexões necessárias para o levantamento de informações através do aporte teórico, permitindo o aprofundamento das discussões. Neste diálogo, utilizamos como principais referências os estudos de: BORBA e MATTOS (2011), COSSON (2011), CUNHA (1999), FERNANDES (2011), SANTOS (2010), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Os resultados indicam que quanto mais cedo a criança for estimulada a leitura essa desenvolverá o gosto pela mesma favorecendo o desenvolvimento da oralidade, linguagem, vocabulário, entre outras questões.