Resumo
A matrícula de pessoas com deficiência nas instituições de ensino vem aumentando aos longos dos anos, fato que tem desencadeado – mesmo que lentamente – o seu ingresso nos diversos níveis e modalidades de ensino, entre eles a Educação Profissional. No ano de 2018, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da lei de cotas, recebeu diversos alunos com deficiência, dentre eles a deficiência múltipla. Tal fato suscitou algumas adequações, entre elas a contratação de uma profissional de apoio, que vem acompanhando o aluno em diversas aulas e o acompanhando em horário posterior. Para presente pesquisa trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever um pouco da experiência vivenciada pelo profissional de apoio junto ao aluno com múltiplas deficiências do ensino médio técnico integrado do IFRN, destacando as contribuições para a inclusão desse discente. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, tendo como abordagem metodológica o relato de experiência. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um diário de campo, com anotações diárias da dinâmica de sala de aula do sujeito pesquisado. Diante das ações realizadas e a pesquisa desenvolvida, apreendemos que o apoio ao aluno se mostrou mais centrado, focado nas aulas, começou a participar das dinâmicas surpreendendo muitos professores que o consideravam incapaz de absolver certos tipos de conteúdo.