Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL

Palavra-chaves: LITERATURA CONTEMPORÂNEA, POESIA VIRAL, FACEBOOK, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Em constante evanescência, a sociedade ver paradigmas serem derrubados e erguidos rapidamente. Com o avanço da era digital foram surgindo novas faces nos âmbitos sociais; como meios de produção e comunicação, profissões e as necessidades do homem moderno. Essas alterações não se restringem apenas ao mundo tecnicista, o domínio artístico também traz em si essas novidades. Dentro da literatura destaca-se a Poesia Viral, oriunda das redes sociais, essa modalidade literária tem ganhado mais força e ignorá-la significa virar os olhos para a sociedade e seu momento. Baseado nos documentos oficiais, BNCC (2018) e OCEM (2006) propomos o estudo dessa faceta da literatura contemporânea, que em oposição a maioria das escolas literárias já discutidas em sala, encontra-se próxima do aluno. Mais que tornar-se resiliente a essa nova manifestação é importante trabalhar com as produções através de sua fonte, as redes sociais, pois mais que poesias elas são objetos de discussões, reflexões e apreciação nesse espaço democrático. Fundamentado em Rojo (2012) e em Couto (2014), aliamos esse ensino a utilização do Facebook como ferramenta pedagógica, bem como, respaldando-nos nas concepções de Bakhtin (1997) acerca de gêneros discursivos, propomos fazer do aluno não só um agente passivo do conhecimento literário, mas que ele possa tomar a postura de criador em uma plataforma que transcende os muros escolares.

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