Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: A TV NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: Tv, Escola, Prática Docente, Sala De Aula, Tecnologias Comunicação Oral 03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 447
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: A TV NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa realizada na disciplina Sociologia da Educação II do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, e aborda a prática docente e o uso das tecnologias da informação na sala de aula, mas precisamente, o uso da TV e seus conteúdos, assim como também buscou compreender as formas de abordagem de tal meio por parte dos professores no âmbito escolar. O objetivo geral definido foi analisar o uso da TV como recurso pedagógico na sala de aula, e dentre seus objetivos específicos, identificar a frequência e objetivo  do uso da TV e do seu conteúdo nas aulas;  apreender a noção que alguns professores têm sobre a importância, ou não, do uso da TV na sala de aula. Neste intuito foi realizada uma entrevista semi-estruturada, junto a 12 professores, sendo onze do sexo feminino, e apenas um do sexo masculino; onze de escolas públicas, e um de escola privada, residentes nas cidades de Aparecida, São José de Piranhas-PB e Aurora-CE. As entrevistas foram realizadas nas residências dos próprios entrevistados. Diante dos questionamentos e no decorrer da análise das respostas, pudemos perceber diferentes posturas por parte dos professores em relação ao uso dos conteúdos televisivos, na sala de aula. A TV (aparelho) está presente na maioria das escolas dos professores entrevistados, porém, seu uso ocorre de maneiras diferentes, seja para entretenimento das aulas, seja para a formação de sujeitos críticos e reflexivos diante das constantes transformações presentes na sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Tv, Escola, Prática docente, Sala de aula, Tecnologias"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "c45147dee729311ef5b5c3003946c48f_379_116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS DE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "taholiveira.thais@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 447
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: A TV NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa realizada na disciplina Sociologia da Educação II do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, e aborda a prática docente e o uso das tecnologias da informação na sala de aula, mas precisamente, o uso da TV e seus conteúdos, assim como também buscou compreender as formas de abordagem de tal meio por parte dos professores no âmbito escolar. O objetivo geral definido foi analisar o uso da TV como recurso pedagógico na sala de aula, e dentre seus objetivos específicos, identificar a frequência e objetivo  do uso da TV e do seu conteúdo nas aulas;  apreender a noção que alguns professores têm sobre a importância, ou não, do uso da TV na sala de aula. Neste intuito foi realizada uma entrevista semi-estruturada, junto a 12 professores, sendo onze do sexo feminino, e apenas um do sexo masculino; onze de escolas públicas, e um de escola privada, residentes nas cidades de Aparecida, São José de Piranhas-PB e Aurora-CE. As entrevistas foram realizadas nas residências dos próprios entrevistados. Diante dos questionamentos e no decorrer da análise das respostas, pudemos perceber diferentes posturas por parte dos professores em relação ao uso dos conteúdos televisivos, na sala de aula. A TV (aparelho) está presente na maioria das escolas dos professores entrevistados, porém, seu uso ocorre de maneiras diferentes, seja para entretenimento das aulas, seja para a formação de sujeitos críticos e reflexivos diante das constantes transformações presentes na sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Tv, Escola, Prática docente, Sala de aula, Tecnologias"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "c45147dee729311ef5b5c3003946c48f_379_116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS DE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "taholiveira.thais@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa realizada na disciplina Sociologia da Educação II do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, e aborda a prática docente e o uso das tecnologias da informação na sala de aula, mas precisamente, o uso da TV e seus conteúdos, assim como também buscou compreender as formas de abordagem de tal meio por parte dos professores no âmbito escolar. O objetivo geral definido foi analisar o uso da TV como recurso pedagógico na sala de aula, e dentre seus objetivos específicos, identificar a frequência e objetivo do uso da TV e do seu conteúdo nas aulas; apreender a noção que alguns professores têm sobre a importância, ou não, do uso da TV na sala de aula. Neste intuito foi realizada uma entrevista semi-estruturada, junto a 12 professores, sendo onze do sexo feminino, e apenas um do sexo masculino; onze de escolas públicas, e um de escola privada, residentes nas cidades de Aparecida, São José de Piranhas-PB e Aurora-CE. As entrevistas foram realizadas nas residências dos próprios entrevistados. Diante dos questionamentos e no decorrer da análise das respostas, pudemos perceber diferentes posturas por parte dos professores em relação ao uso dos conteúdos televisivos, na sala de aula. A TV (aparelho) está presente na maioria das escolas dos professores entrevistados, porém, seu uso ocorre de maneiras diferentes, seja para entretenimento das aulas, seja para a formação de sujeitos críticos e reflexivos diante das constantes transformações presentes na sociedade atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.