Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: CENTRO DE RECUPERAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS- ÁGAPE

Palavra-chaves: Projeto De Leitura., Intervenção., Mudanças. Comunicação Oral 14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 1339
    "titulo" => "PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: CENTRO DE RECUPERAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS- ÁGAPE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de um projeto de incentivo à leitura realizado no Centro de Recuperação para Dependentes Químicos – Ágape, na cidade de Currais Novos/RN, que se constituiu em atividade de extensão da disciplina Literatura na Formação de Leitor. Escolheu-se realizar o projeto no Ágape com a intenção de levar a leitura para aquelas pessoas que, de certo modo, estão tentando mudar  de vida e, assim, auxiliar no processo de recuperação, pois a leitura tem o poder de mudar o pensamento e a visão que o homem  tem do mundo. Apoia-se nos fundamentos de Geraldi (1997), Freire (1982), Marcuschi (2008). Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de intervenção, dessa maneira, de caráter qualitativo, posto que a observação e a participação dos pesquisadores no espaço da investigação aconteceram de maneira interativa. Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas foram significativas, haja vista que provocaram mudanças na atitude leitora dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Projeto de leitura., Intervenção., Mudanças."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d10ec7c16cbe9de8fbb1c42787c3ec26.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉLIA MARIA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CÉLIA MEDEIROS"
    "autor_email" => "celiamariademedeiros@yaho"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 1339
    "titulo" => "PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: CENTRO DE RECUPERAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS- ÁGAPE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de um projeto de incentivo à leitura realizado no Centro de Recuperação para Dependentes Químicos – Ágape, na cidade de Currais Novos/RN, que se constituiu em atividade de extensão da disciplina Literatura na Formação de Leitor. Escolheu-se realizar o projeto no Ágape com a intenção de levar a leitura para aquelas pessoas que, de certo modo, estão tentando mudar  de vida e, assim, auxiliar no processo de recuperação, pois a leitura tem o poder de mudar o pensamento e a visão que o homem  tem do mundo. Apoia-se nos fundamentos de Geraldi (1997), Freire (1982), Marcuschi (2008). Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de intervenção, dessa maneira, de caráter qualitativo, posto que a observação e a participação dos pesquisadores no espaço da investigação aconteceram de maneira interativa. Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas foram significativas, haja vista que provocaram mudanças na atitude leitora dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Projeto de leitura., Intervenção., Mudanças."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d10ec7c16cbe9de8fbb1c42787c3ec26.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉLIA MARIA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CÉLIA MEDEIROS"
    "autor_email" => "celiamariademedeiros@yaho"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de um projeto de incentivo à leitura realizado no Centro de Recuperação para Dependentes Químicos – Ágape, na cidade de Currais Novos/RN, que se constituiu em atividade de extensão da disciplina Literatura na Formação de Leitor. Escolheu-se realizar o projeto no Ágape com a intenção de levar a leitura para aquelas pessoas que, de certo modo, estão tentando mudar de vida e, assim, auxiliar no processo de recuperação, pois a leitura tem o poder de mudar o pensamento e a visão que o homem tem do mundo. Apoia-se nos fundamentos de Geraldi (1997), Freire (1982), Marcuschi (2008). Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de intervenção, dessa maneira, de caráter qualitativo, posto que a observação e a participação dos pesquisadores no espaço da investigação aconteceram de maneira interativa. Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas foram significativas, haja vista que provocaram mudanças na atitude leitora dos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.