Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL: OLHARES E DILEMAS SOB A PERSPECTIVA DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN.

Palavra-chaves: GESTÃO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como enfoque os dilemas e as possibilidades da gestão educacional: sob a perspectiva da rede pública municipal de ensino do município de Afonso Bezerra/RN, onde enfatizamos o Planejamento Educacional para efetivação da melhoria da qualidade da educação e apresentamos também informações relevantes sobre o Planejamento Estratégico da Gestão Educacional Municipal do município de Afonso Bezerra/RN. Nossa pesquisa deu-se diante da necessidade de buscar novos embasamentos sobre os desafios e as possibilidades que existem na Gestão Educacional Municipal no município de Afonso Bezerra/RN, com isso realizamos a pesquisa bibliográfica e documental referente ao período 2013 a 2016, juntamente a Secretaria Municipal de Educação de Afonso Bezerra/RN visto a necessidade de contextualizar nosso objeto de trabalho. Para fortalecer nossa pesquisa nos respaldamos nos estudos dos teóricos de Libâneo (2005), Luck (2000), Parente (2001) e Boeck (2005), dentre outros, que discorrem sobre a relevância do planejamento educacional e desenvolvimento organizacional para uma Gestão Educacional significativa. Como resultado desta pesquisa, vimos que o presente trabalho nos fez ter uma nova visão, que neste momento que é de reflexão e de inspiração para novos rumos, os gestores devem pensar nos caminhos que podem seguir para avançar em qualidade, enriquecendo o trabalho da gestão educacional e construindo, conjuntamente, ações planejadas e soluções para os desafios que precisam ser superados, e as perspectivas para a educação pública municipal. Neste sentido, este estudo pretende oferecer elementos para uma reflexão capaz de contribuir com os estudos da temática.

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