A pesquisa foi realizada a partir de estudos em um projeto de extensão intitulado Educação Matemática Inclusiva ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA). Objetivou discutir a importância do uso do material manipulável para o ensino de matemática, especificamente a Combinatória, para estudantes surdos, cegos e com deficiência visual. Para isso, apresentamos os materiais trabalhados/construídos no projeto citado. É de suma importância que o docente utilize recursos propícios as potencialidades dos alunos, ou seja, algo que possibilite o estudante aprender, compreender conceitos, e consequentemente seja significativo. Os trabalhos apresentados têm a finalidade de auxiliar o professor no ensino de problemas de contagem, e o aluno na realização das atividades. Vale ressaltar que para as professoras e os professores que estão buscando uma melhora na aprendizagem dos/as estudantes, no início o uso dessas metodologias é um desafio. No entanto, tem gerado uma aprendizagem satisfatória. Destacamos também, a importância do uso do material manipulável por alunos com necessidades educacionais especiais, visto que estes auxiliam na compreensão de conceitos e propriedades convergindo a resultados significativos nos processos didáticos.