Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE COMO UM MECANISMO DE GESTÃO PARA A GARANTIA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUIXELÔ CEARÁ.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este Trabalho tem como objetivo principal discutir a formação e a prática docente, destacando a eficácia da gestão escolar e das políticas públicas como elementos capazes de contribuir para a formação dos educadores, garantindo processos de aprendizagens, minimizando assim as dificuldades enfrentadas por professores nos modelos atuais de educação. Abordamos ainda as possibilidades de uma pedagogia inclusiva e capaz de garantir um melhor desempenho didático para que a aprendizagem aconteça de forma significativa e a escola realmente cumpra seu papel de incluir o estudante nos seus espaços educacionais. Partimos da realidade educacional da EEM Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, no município de Quixelô onde a pesquisa foi aplicada. A partir do resultado da pesquisa pudemos elencar um pouco dos perfis profissionais que trabalham nessa instituição de ensino, como também perceber práticas e posturas educacionais que podem ser melhoradas e adaptadas através e um processo de formação contínua e em serviço. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, a primeira comtemplou a realização da investigação e tabulação dos resultados que serão apresentados e discutidos ao longo do texto. A segunda e última etapa é pontuada no levantamento do referencial teórico que aborda questões relacionadas à formação docente e aos modelos de educação, especificando um pouco a pedagogia defendida por Paulo Freire e o pensamento descrito por Margaretti Fadanelli.

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