Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTAÇÃO LITERÁRIA - EMBARCANDO NOS TRILHOS DA LEITURA NA CIDADE DE DUAS ESTRADAS - PB

Palavra-chaves: COMUNIDADE, LEITURA, PROJETO Pôster (PO) GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44638
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 962
    "inscrito_id" => 2886
    "titulo" => "ESTAÇÃO LITERÁRIA - EMBARCANDO NOS TRILHOS DA LEITURA NA CIDADE DE DUAS ESTRADAS - PB"
    "resumo" => "Instigar o desejo de leitura, bem como estimular as pessoas a ler não tem sido uma missão fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se deparam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática monótona e exaustiva, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português e outras leituras interdisciplinares. O fato é que a ideia de leitura que se tem explorado nas escolas geralmente está unicamente relacionada à decodificação de palavras, frases e textos para um entendimento superficial e ultrapassado. É nesse âmbito que se dá a necessidade de desconstruir esse pensamento e conduzir os alunos e as pessoas à percepção de que ler é exercício que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e dilatar nosso conhecimento. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de leitura “Estação Literária” - ideia do professor Fábio Rocha, com o objetivo de disseminar e incentivar a leitura ao ar livre, levando livros a Estação Ferroviária da cidade de Duas Estradas/PB, fazendo com que as pessoas possam se aproximar da prática social da leitura, de modo que seja uma ação que reuni pessoas e fazem daquele espaço um local de leituras, conversas e/ou trocas de experiências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "COMUNIDADE, LEITURA, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA16_ID2886_12082018170901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEVID WALLAS DE SOUSA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "DEVID WALLAS"
    "autor_email" => "devidwallas.geo@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44638
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 962
    "inscrito_id" => 2886
    "titulo" => "ESTAÇÃO LITERÁRIA - EMBARCANDO NOS TRILHOS DA LEITURA NA CIDADE DE DUAS ESTRADAS - PB"
    "resumo" => "Instigar o desejo de leitura, bem como estimular as pessoas a ler não tem sido uma missão fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se deparam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática monótona e exaustiva, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português e outras leituras interdisciplinares. O fato é que a ideia de leitura que se tem explorado nas escolas geralmente está unicamente relacionada à decodificação de palavras, frases e textos para um entendimento superficial e ultrapassado. É nesse âmbito que se dá a necessidade de desconstruir esse pensamento e conduzir os alunos e as pessoas à percepção de que ler é exercício que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e dilatar nosso conhecimento. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de leitura “Estação Literária” - ideia do professor Fábio Rocha, com o objetivo de disseminar e incentivar a leitura ao ar livre, levando livros a Estação Ferroviária da cidade de Duas Estradas/PB, fazendo com que as pessoas possam se aproximar da prática social da leitura, de modo que seja uma ação que reuni pessoas e fazem daquele espaço um local de leituras, conversas e/ou trocas de experiências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "COMUNIDADE, LEITURA, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA16_ID2886_12082018170901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEVID WALLAS DE SOUSA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "DEVID WALLAS"
    "autor_email" => "devidwallas.geo@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Instigar o desejo de leitura, bem como estimular as pessoas a ler não tem sido uma missão fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se deparam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática monótona e exaustiva, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português e outras leituras interdisciplinares. O fato é que a ideia de leitura que se tem explorado nas escolas geralmente está unicamente relacionada à decodificação de palavras, frases e textos para um entendimento superficial e ultrapassado. É nesse âmbito que se dá a necessidade de desconstruir esse pensamento e conduzir os alunos e as pessoas à percepção de que ler é exercício que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e dilatar nosso conhecimento. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de leitura “Estação Literária” - ideia do professor Fábio Rocha, com o objetivo de disseminar e incentivar a leitura ao ar livre, levando livros a Estação Ferroviária da cidade de Duas Estradas/PB, fazendo com que as pessoas possam se aproximar da prática social da leitura, de modo que seja uma ação que reuni pessoas e fazem daquele espaço um local de leituras, conversas e/ou trocas de experiências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.