Este trabalho nasceu de uma inquietação referente à greve dos caminhoneiros do presente ano, a qual paralisou o país por dez dias e teve significativo apoio popular. É nesse ponto do apoio popular que buscamos compreendererefletiracercadopapeldasociedadenoapoioàeducaçãonocenárioatualdo país considerando a greve como ponto de partida para tal reflexão sendo esse o nosso principal objetivo. É evidente o pouco reconhecimento que a sociedade manifesta quando o assunto são as paralisações ou greves de professores, ou quando o assunto é simplesmente educação. Sabemos que esta não colhe seus frutos imediatamente, mas que sobrevive da utopia de gerar bons resultados para um futuro próximo. Para nos servir de referência principal, a “Mina de Saberes” surge nesse contexto enquanto base e fundamento para abordarmos questões de cunho político-social e econômico-educacional. Entendemos que é preciso um olhar mais humano para as questões educacionais e que o investimento financeiro é importante e carente, mas que a valorização e reconhecimento doatoeducativoformaltambémdevemserepossuipesorelevantenaestruturaglobal de uma sociedade.