O trabalho proposto resulta das análises produzidas a partir do desenvolvimento do projeto: “Família, escola e desenvolvimento de aprendizagem”. O projeto tratou da relação entre a família e escola e observou as dificuldades para a inclusão e participação dos pais/responsáveis no ambiente escolar ao mesmo tempo em que também constatamos o quanto a esfera familiar influencia no desenvolvimento da aprendizagem da criança; no caso específico, crianças/adolescentes matriculados no II ciclo do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de ensino do município de Mamanguape – PB. O projeto desenvolvido através da extensão universitária no município trouxe os pais/responsáveis dos alunos para participarem de oficinas pedagógicas conduzidas pelos participantes do projeto. Ao final da atividade produzimos algumas avaliações e reflexões acerca do incentivo escolar à participação familiar na vida/gestão da escolar, sobre a percepção dos familiares acerca desta inserção e do próprio papel na educação e analisamos os aspectos socioeconômicos das famílias. Apesar da relevância da integração/inclusão da esfera familiar no ambiente escolar, há baixíssimo nível de envolvimento real entre as duas esferas; há poucas ações escolares no sentido de se reverter o quadro, e, por outro lado, há uma relevante resistência dos familiares/responsáveis, no sentido de se integrar a um campo que eles julgam ser autônomo e idealmente autossuficiente para a formação das crianças/adolescentes. Os desafios e as dificuldades que surgem desta relação produzem distorções importantes à formação, com prejuízos para as práticas de inclusão das famílias nas escolas.