O presente trabalho trata da análise do filme ‘O Primeiro da Classe’ a partir do embasamento teórico oriundo das discussões sobre Psicologia e Educação Inclusiva. O filme retrata a história real de vida de Brad Cohen, um jovem norte-americano que apresenta a Síndrome de Tourette. Durante sua infância, Brad conviveu com a Síndrome sem que houvesse um diagnóstico, o que lhe causou grande desconforto e dificuldades na vida escolar, pois o corpo docente e estudantil não o respeitava, praticando represálias e bullying quando o mesmo era acometido pelos tiques sonoros e musculares característicos da Síndrome. É possível observar o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo dos anos, bem como seus desafios e modos de enfrentamento. Como metodologia, foram selecionados trechos do filme que suscitam o diálogo direto com o paradigma da inclusão, sobretudo ao que concerne à educação inclusiva, levando em consideração alguns aspectos da legislação brasileira que puderam ser associados e as construções teóricas que fomentam a discussão da inclusão na sociedade contemporânea. Como trata-se de uma história real, acredita-se que tal análise possa levantar discussões pertinentes e aplicáveis ao cotidiano escolar de crianças em situação semelhante.