Neste artigo chamaremos atenção sobre a importância da visibilidade dos pais no processo de aquisição da linguagem de filhos (as) surdos (as), uma vez que poderão contribuir muito para o desenvolvimento desse processo, pois de acordo com os seus depoimentos dificilmente lhes é facultada oportunidade de expressar seus anseios, dúvidas, diante da confirmação que seu filho (a) é surdo (a). Dessa maneira, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o relato de pais sobre o momento do diagnóstico e posteriores orientações para o filho (a) surdo (a), identificando necessidades e possíveis alternativas que melhorem a qualidade de vida da família. Trabalhamos com distintos teóricos que abordam a temática. Como aporte metodológico elegeu-se a pesquisa qualitativa. Sendo assim, os dados foram coletados com os pais dos participantes do Grupo de Estudos e Práticas de Linguagem para Surdos (GEPLIS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP. Utilizamos como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada com a participação de cinco (05) relatos de pais. Os dados foram analisados com a inspiração em Bardin através da análise de conteúdo. Os resultados nos mostraram as dificuldades iniciais dos familiares, pois, na maioria dos depoimentos os pais não receberam orientações de como seguir a comunicação do seu filho (a) surdo (a). Mediante ao que foi exposto, o fonoaudiólogo desempenha uma importante atribuição em orientar as famílias, pois de uma maneira ou de outra, poderá estar, mais próximo dessas famílias.