O relato de experiência foi realizado a partir da vivência docente no curso de Psicologia em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A experiência aborda o caso de uma aluna que alegava sofrer um processo de exclusão devido a uma deficiência cognitiva. Em 2017, uma mulher que relatava sofrer de uma patologia que comprometia seu desenvolvimento cognitivo e verbalizava dificuldades frente as demandas acadêmicas, ingressou no curso de Psicologia. Os docentes realizavam reuniões para debater sobre sua deficiência cognitiva na tentativa de incluí-la. O que se verificou foi que no contexto destes debates, o único aspecto que se buscava alcançar era o da dimensão cognitiva. Ao negar suas múltiplas dimensões, não é possível proporcionar um genuíno processo de inclusão. A situação descrita provocou uma inquietação, levando um (re) pensar sobre o processo de inclusão no ensino superior e a motivação para a realização de uma pesquisa investigativa na área da educação. A pergunta problema norteadora para a investigação foi “Como a docência nos cursos de psicologia se aproxima de uma prática inclusiva que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva, considerando-o em sua inteireza?”. Esta proposta de pesquisa foi submetida a seleção de mestrado em educação, obtendo aprovação. A investigação tem como tema “Em busca de práticas integradoras no ensino superior: Uma análise das experiências de inclusão desenvolvidas nos cursos de psicologia ofertados em Maceió-AL, na perspectiva da teoria da complexidade e da ecoformação”. Diante das orientações obtidas é possível vislumbrar a execução da mesma.