Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

OS TIPOS DE LEITORES DA ATUALIDADE: SABERES NECESSÁRIOS PARA UM ENSINO DE LEITURA OPERACIONAL

Palavra-chaves: ALUNOS, LEITURAS, PROFESSOR, TIPOS DE LEITORES Comunicação Oral (CO) GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43579
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "OS TIPOS DE LEITORES DA ATUALIDADE: SABERES NECESSÁRIOS PARA UM ENSINO DE LEITURA OPERACIONAL"
    "resumo" => """
      Percebe-se que o procedimento de leitura pelo aluno deva ser um trabalho pedagógico permanente no cotidiano escolar. A aplicabilidade dessa atitude sócio pedagógica tende a desenvolver habilidades concernentes à formação integral do educando de qualquer nível de ensino. Entretanto, propiciar o gosto pela leitura ainda é um desafio a ser alcançado pela maioria dos professores da atualidade. Diante desse fato, o presente artigo é justificado pela carência de uma melhor condução dos estudos de leitura com base nas características dos ledores. O artigo a seguir objetiva apresentar quatro tipos de leitores: o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo e como este estudo propende contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura. A metodologia utilizada no estudo está fundamentada na pesquisa descritiva com uso do procedimento de levantamento bibliográfico. O presente trabalho traz como resultados as reflexões sobre a relevância da percepção do professor em distinguir quais tipos de leitura que seu aluno domina ou se identifica, e, a partir desta constatação, realizar trabalhos textuais significativos em sala de aula. Ainda verificamos que o sistema de educação ainda não conseguiu entender na sua totalidade esses tipos de leitores e, portanto, não obteve sucesso em aprendizagens que envolvem leituras, ações pedagógicas cruciais para o desenvolvimento crítico e intelectual do indivíduo. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Alunos, Leituras, Professor, Tipos de leitores.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, LEITURAS, PROFESSOR, TIPOS DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID571_24052018121001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE CRISTINA"
    "autor_email" => "elainec97@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43579
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "OS TIPOS DE LEITORES DA ATUALIDADE: SABERES NECESSÁRIOS PARA UM ENSINO DE LEITURA OPERACIONAL"
    "resumo" => """
      Percebe-se que o procedimento de leitura pelo aluno deva ser um trabalho pedagógico permanente no cotidiano escolar. A aplicabilidade dessa atitude sócio pedagógica tende a desenvolver habilidades concernentes à formação integral do educando de qualquer nível de ensino. Entretanto, propiciar o gosto pela leitura ainda é um desafio a ser alcançado pela maioria dos professores da atualidade. Diante desse fato, o presente artigo é justificado pela carência de uma melhor condução dos estudos de leitura com base nas características dos ledores. O artigo a seguir objetiva apresentar quatro tipos de leitores: o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo e como este estudo propende contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura. A metodologia utilizada no estudo está fundamentada na pesquisa descritiva com uso do procedimento de levantamento bibliográfico. O presente trabalho traz como resultados as reflexões sobre a relevância da percepção do professor em distinguir quais tipos de leitura que seu aluno domina ou se identifica, e, a partir desta constatação, realizar trabalhos textuais significativos em sala de aula. Ainda verificamos que o sistema de educação ainda não conseguiu entender na sua totalidade esses tipos de leitores e, portanto, não obteve sucesso em aprendizagens que envolvem leituras, ações pedagógicas cruciais para o desenvolvimento crítico e intelectual do indivíduo. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Alunos, Leituras, Professor, Tipos de leitores.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, LEITURAS, PROFESSOR, TIPOS DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID571_24052018121001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE CRISTINA"
    "autor_email" => "elainec97@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Percebe-se que o procedimento de leitura pelo aluno deva ser um trabalho pedagógico permanente no cotidiano escolar. A aplicabilidade dessa atitude sócio pedagógica tende a desenvolver habilidades concernentes à formação integral do educando de qualquer nível de ensino. Entretanto, propiciar o gosto pela leitura ainda é um desafio a ser alcançado pela maioria dos professores da atualidade. Diante desse fato, o presente artigo é justificado pela carência de uma melhor condução dos estudos de leitura com base nas características dos ledores. O artigo a seguir objetiva apresentar quatro tipos de leitores: o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo e como este estudo propende contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura. A metodologia utilizada no estudo está fundamentada na pesquisa descritiva com uso do procedimento de levantamento bibliográfico. O presente trabalho traz como resultados as reflexões sobre a relevância da percepção do professor em distinguir quais tipos de leitura que seu aluno domina ou se identifica, e, a partir desta constatação, realizar trabalhos textuais significativos em sala de aula. Ainda verificamos que o sistema de educação ainda não conseguiu entender na sua totalidade esses tipos de leitores e, portanto, não obteve sucesso em aprendizagens que envolvem leituras, ações pedagógicas cruciais para o desenvolvimento crítico e intelectual do indivíduo. Palavras-chave: Alunos, Leituras, Professor, Tipos de leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.