Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

AS METODOLOGIAS DE CORREÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO NO CONTEXTO DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ESTÁGIO, CORREÇÃO DE TEXTO, ARTIGO DE OPINIÃO Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
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      realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias,\r\n
      principalmente, pesquisa-ação, análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto\r\n
      pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano\r\n
      do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses\r\n
      artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio\r\n
      Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises,\r\n
      fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo\r\n
      de opinião e as metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da\r\n
      linguagem. Os resultados mostram que a professora estagiária utiliza, simultaneamente, diversas\r\n
      metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa (RUIZ,\r\n
      2003). Chamou-nos a atenção o uso de grades de correção. Embora não descrita nem Serafini (1989)\r\n
      nem em Ruiz (2011), optamos por considerar essa grade como uma correção classificatória. Os\r\n
      resultados dessa investigação são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino\r\n
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era identificar e analisar as metodologias de correção de artigo de opinião utilizadas por uma professora estagiária no contexto de estágio de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação, análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e as metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora estagiária utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa (RUIZ, 2003). Chamou-nos a atenção o uso de grades de correção. Embora não descrita nem Serafini (1989) nem em Ruiz (2011), optamos por considerar essa grade como uma correção classificatória. Os resultados dessa investigação são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escrita de gêneros textuais na Educação Básica. Palavras-chave: Estágio. Correção de Texto. Artigo de Opinião.

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