Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ESTUDO DA ASTRONOMIA, FÍSICA, METODOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42819
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 1012
    "titulo" => "A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      A Astronomia é a ciência que busca estudar diversos fenômenos do vasto universo desde a determinação de órbitas e satélites ao redor da Terra à busca por uma explicação plausível de como o Universo surgiu e como se desempenharam suas fases de evolução. No Ensino Médio, os PCNEM indicam que essa ciência deve introduzida na disciplina de Física, no eixo constituído “Universo, Terra e Vida”. Buscando uma alternativa de trabalhar com metodologia diferenciada de quadro, giz e livro didático, foi elaborado e executado um projeto entre 20 alunos de um 1° ano de uma escola pública, na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, o qual teve a Astronomia como temática, com intuito verificar se a fuga das aulas tradicionais auxiliaria no ensino e aprendizagem desse componente curricular. \r\n
      Os resultados indicam que o estudo da Astronomia é um grande recurso pedagógico pela possibilidade de contribuir com o ensino-aprendizagem, tendo proporcionado diálogos entre os conteúdos curriculares e as vivencias individuais dos educandos como também dos educadores, ocorrendo uma troca conhecimento. A construção de maquetes, relógio solar e foguetes para lançamento proporcionou aos discentes desafios e protagonismo, onde estes se viram motivados, inclusive, a realizar pesquisa extraclasse. Concluímos que metodologias diferenciadas e a busca por um ensino contextualizado podem ser ferramentas poderosas para diminuir frases corriqueiramente ditas como “Isso é muito difícil” ou “Isso não irá servir de nada na minha vida”, passando a trazer maior prazer às ações de ensinar e aprender Física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DA ASTRONOMIA, FÍSICA, METODOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID1012_28052018000910.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALISON ARRUDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WALISON"
    "autor_email" => "walisonarruda02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42819
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 1012
    "titulo" => "A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      A Astronomia é a ciência que busca estudar diversos fenômenos do vasto universo desde a determinação de órbitas e satélites ao redor da Terra à busca por uma explicação plausível de como o Universo surgiu e como se desempenharam suas fases de evolução. No Ensino Médio, os PCNEM indicam que essa ciência deve introduzida na disciplina de Física, no eixo constituído “Universo, Terra e Vida”. Buscando uma alternativa de trabalhar com metodologia diferenciada de quadro, giz e livro didático, foi elaborado e executado um projeto entre 20 alunos de um 1° ano de uma escola pública, na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, o qual teve a Astronomia como temática, com intuito verificar se a fuga das aulas tradicionais auxiliaria no ensino e aprendizagem desse componente curricular. \r\n
      Os resultados indicam que o estudo da Astronomia é um grande recurso pedagógico pela possibilidade de contribuir com o ensino-aprendizagem, tendo proporcionado diálogos entre os conteúdos curriculares e as vivencias individuais dos educandos como também dos educadores, ocorrendo uma troca conhecimento. A construção de maquetes, relógio solar e foguetes para lançamento proporcionou aos discentes desafios e protagonismo, onde estes se viram motivados, inclusive, a realizar pesquisa extraclasse. Concluímos que metodologias diferenciadas e a busca por um ensino contextualizado podem ser ferramentas poderosas para diminuir frases corriqueiramente ditas como “Isso é muito difícil” ou “Isso não irá servir de nada na minha vida”, passando a trazer maior prazer às ações de ensinar e aprender Física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DA ASTRONOMIA, FÍSICA, METODOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID1012_28052018000910.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALISON ARRUDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WALISON"
    "autor_email" => "walisonarruda02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A Astronomia é a ciência que busca estudar diversos fenômenos do vasto universo desde a determinação de órbitas e satélites ao redor da Terra à busca por uma explicação plausível de como o Universo surgiu e como se desempenharam suas fases de evolução. No Ensino Médio, os PCNEM indicam que essa ciência deve introduzida na disciplina de Física, no eixo constituído “Universo, Terra e Vida”. Buscando uma alternativa de trabalhar com metodologia diferenciada de quadro, giz e livro didático, foi elaborado e executado um projeto entre 20 alunos de um 1° ano de uma escola pública, na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, o qual teve a Astronomia como temática, com intuito verificar se a fuga das aulas tradicionais auxiliaria no ensino e aprendizagem desse componente curricular. Os resultados indicam que o estudo da Astronomia é um grande recurso pedagógico pela possibilidade de contribuir com o ensino-aprendizagem, tendo proporcionado diálogos entre os conteúdos curriculares e as vivencias individuais dos educandos como também dos educadores, ocorrendo uma troca conhecimento. A construção de maquetes, relógio solar e foguetes para lançamento proporcionou aos discentes desafios e protagonismo, onde estes se viram motivados, inclusive, a realizar pesquisa extraclasse. Concluímos que metodologias diferenciadas e a busca por um ensino contextualizado podem ser ferramentas poderosas para diminuir frases corriqueiramente ditas como “Isso é muito difícil” ou “Isso não irá servir de nada na minha vida”, passando a trazer maior prazer às ações de ensinar e aprender Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.