Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

PIBID-BIOLOGIA: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PREMEN

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4077
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "PIBID-BIOLOGIA: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PREMEN"
    "resumo" => "A Iniciação à docência, por meio do PIBID é uma dinâmica que facilita a formação integral nos Cursos de Licenciatura articulando processos formativos coletivos e interdisciplinares no contexto da proposição de atividades de ensino, bem como, articuladamente de pesquisa e extensão. No ensino de Biologia a experimentação é de suma importância e praticamente inquestionável (MOREIRA, 2003). O foco principal desse subprojeto de Biologia é o ensino pela experimentação, incluindo tanto estudos teóricos sobre o papel da experimentação no ensino de Biologia, como apropriações de práticas cotidianas em laboratório escolar para revitalizar esses ambientes bem como o ensino da área. Nesse sentido, este trabalho teve a finalidade de salientar alguns dos principais resultados que alcançamos e produzimos no coletivo do programa: 1. Organização e Tombamento do Laboratório de Biologia – através da abertura dos espaços, organização e produção de materiais, elaboração de roteiros de aulas práticas; 2. Apropriação das atividades experimentais na prática de ensino de Biologia – através da maior utilização da metodologia de ensino através da experimentação durante as aulas de Biologia na Escola em que desenvolvemos ações do PIBID. Aos poucos com auxílio dos bolsistas as aulas práticas têm sido desenvolvidas nos contextos escolares fazendo com que gradativamente se tornem uma metodologia mais corriqueira nas aulas de Biologia; 3. Atividades lúdicas – através da construção de células bacteriana, vegetal e animal com material reciclável. Isso permitiu aos alunos fixar o conteúdo visto em sala de aula, por meio da construção das células, reconhecendo cada organela; 4. Aprendizagem compartilhada – através de palestras participativas no pátio da escola para professores e alunos, sobre temas transversais. Essas palestras promoveram a interação e compartilhamento dos conhecimentos, uma vez que todos podiam se expressar e participar significativamente com perguntas e enriquecimento por meio de ressalvas com relação aos temas propostos. As práticas realizadas permitiram aos estudantes construírem seus conhecimentos de forma lúdica e interessante, proporcionando a investigação e o trabalho em equipe. Além disso, o projeto estimula os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas a desenvolverem atividades de experimentação, contribuindo para sua formação profissional."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_23_c3de32218155da09ec40c408a5be8760.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLANNY ALVINO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ISLANNY ALVINO"
    "autor_email" => "islanny_alvino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4077
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "PIBID-BIOLOGIA: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PREMEN"
    "resumo" => "A Iniciação à docência, por meio do PIBID é uma dinâmica que facilita a formação integral nos Cursos de Licenciatura articulando processos formativos coletivos e interdisciplinares no contexto da proposição de atividades de ensino, bem como, articuladamente de pesquisa e extensão. No ensino de Biologia a experimentação é de suma importância e praticamente inquestionável (MOREIRA, 2003). O foco principal desse subprojeto de Biologia é o ensino pela experimentação, incluindo tanto estudos teóricos sobre o papel da experimentação no ensino de Biologia, como apropriações de práticas cotidianas em laboratório escolar para revitalizar esses ambientes bem como o ensino da área. Nesse sentido, este trabalho teve a finalidade de salientar alguns dos principais resultados que alcançamos e produzimos no coletivo do programa: 1. Organização e Tombamento do Laboratório de Biologia – através da abertura dos espaços, organização e produção de materiais, elaboração de roteiros de aulas práticas; 2. Apropriação das atividades experimentais na prática de ensino de Biologia – através da maior utilização da metodologia de ensino através da experimentação durante as aulas de Biologia na Escola em que desenvolvemos ações do PIBID. Aos poucos com auxílio dos bolsistas as aulas práticas têm sido desenvolvidas nos contextos escolares fazendo com que gradativamente se tornem uma metodologia mais corriqueira nas aulas de Biologia; 3. Atividades lúdicas – através da construção de células bacteriana, vegetal e animal com material reciclável. Isso permitiu aos alunos fixar o conteúdo visto em sala de aula, por meio da construção das células, reconhecendo cada organela; 4. Aprendizagem compartilhada – através de palestras participativas no pátio da escola para professores e alunos, sobre temas transversais. Essas palestras promoveram a interação e compartilhamento dos conhecimentos, uma vez que todos podiam se expressar e participar significativamente com perguntas e enriquecimento por meio de ressalvas com relação aos temas propostos. As práticas realizadas permitiram aos estudantes construírem seus conhecimentos de forma lúdica e interessante, proporcionando a investigação e o trabalho em equipe. Além disso, o projeto estimula os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas a desenvolverem atividades de experimentação, contribuindo para sua formação profissional."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_23_c3de32218155da09ec40c408a5be8760.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLANNY ALVINO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ISLANNY ALVINO"
    "autor_email" => "islanny_alvino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

A Iniciação à docência, por meio do PIBID é uma dinâmica que facilita a formação integral nos Cursos de Licenciatura articulando processos formativos coletivos e interdisciplinares no contexto da proposição de atividades de ensino, bem como, articuladamente de pesquisa e extensão. No ensino de Biologia a experimentação é de suma importância e praticamente inquestionável (MOREIRA, 2003). O foco principal desse subprojeto de Biologia é o ensino pela experimentação, incluindo tanto estudos teóricos sobre o papel da experimentação no ensino de Biologia, como apropriações de práticas cotidianas em laboratório escolar para revitalizar esses ambientes bem como o ensino da área. Nesse sentido, este trabalho teve a finalidade de salientar alguns dos principais resultados que alcançamos e produzimos no coletivo do programa: 1. Organização e Tombamento do Laboratório de Biologia – através da abertura dos espaços, organização e produção de materiais, elaboração de roteiros de aulas práticas; 2. Apropriação das atividades experimentais na prática de ensino de Biologia – através da maior utilização da metodologia de ensino através da experimentação durante as aulas de Biologia na Escola em que desenvolvemos ações do PIBID. Aos poucos com auxílio dos bolsistas as aulas práticas têm sido desenvolvidas nos contextos escolares fazendo com que gradativamente se tornem uma metodologia mais corriqueira nas aulas de Biologia; 3. Atividades lúdicas – através da construção de células bacteriana, vegetal e animal com material reciclável. Isso permitiu aos alunos fixar o conteúdo visto em sala de aula, por meio da construção das células, reconhecendo cada organela; 4. Aprendizagem compartilhada – através de palestras participativas no pátio da escola para professores e alunos, sobre temas transversais. Essas palestras promoveram a interação e compartilhamento dos conhecimentos, uma vez que todos podiam se expressar e participar significativamente com perguntas e enriquecimento por meio de ressalvas com relação aos temas propostos. As práticas realizadas permitiram aos estudantes construírem seus conhecimentos de forma lúdica e interessante, proporcionando a investigação e o trabalho em equipe. Além disso, o projeto estimula os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas a desenvolverem atividades de experimentação, contribuindo para sua formação profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.