Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

GÊNEROS DISCURSIVOS: PORMENORIZAÇÃO DE PROJETO DE PRODUÇÃO TEXTUAL/ESCRITA NA ESCOLA CRISTIANO CARTAXO

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4072
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 113
    "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS: PORMENORIZAÇÃO DE PROJETO DE PRODUÇÃO TEXTUAL/ESCRITA NA ESCOLA CRISTIANO CARTAXO"
    "resumo" => "O presente trabalho procura detalhar projeto elaborado e desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras, na Escola Estadual de Ensino Médio Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O referido projeto objetivou levar aos discentes da instituição em questão, saberes e capacidades linguísticas de produção textual escrita, por meio de estudos sobre determinados gêneros discursivos, findando na confecção de jornal escolar, após coleta de textos dos próprios alunos, doravante intitulado “Poli Correio Valente”. Tal atividade pedagógica torna-se necessária para a aquisição de saberes linguísticos/textuais da língua portuguesa por parte dos discentes ao se deparem com situações e práticas sociais de leitura e escrita através de gêneros que costumam circular nos meios jornalísticos, a exemplo da crônica, artigo de opinião, editorial, notícia e reportagem, entre outros. Para tanto, este trabalho com gêneros utilizou tanto de explanações teóricas, no que tange respeito à estrutura composicional do texto, como também de exemplificações dos mesmos, a partir de temas atuais da sociedade brasileira, a fim de que os aprendizes pudessem elaborar, de forma satisfatória, os escritos citados anteriormente, ponderando, inclusive, sobre temáticas próprias da realidade escolar a qual eles pertencem. Os textos selecionados e aptos para integrar o jornal escolar, assim como todos os demais textos produzidos durante esse projeto, passaram por processos de entrega-revisão-devolução, ou seja, os alunos produziam o texto, este era revisado pelo bolsista iniciante à docência, e logo após, este devolvia ao alunado para eventuais correções importantes até obter a condição de texto adequado às exigências de determinado gênero discursivo/textual. Como embasamento teórico para a formulação desse projeto, utilizamos de autores como BARBOSA (2010), GARCEZ (2004), ILARI (1992), KOCH (1999), MARCUSCHI (2010), OLIVEIRA (2010) e PLATÃO & FIORIN (2007) que discorrem, essencialmente, sobre a temática de texto e produção textual."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_113_7c607e79a959ce073642c28d3bc98d2d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE PATRICK DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE PATRICK"
    "autor_email" => "geo.patrick@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4072
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 113
    "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS: PORMENORIZAÇÃO DE PROJETO DE PRODUÇÃO TEXTUAL/ESCRITA NA ESCOLA CRISTIANO CARTAXO"
    "resumo" => "O presente trabalho procura detalhar projeto elaborado e desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras, na Escola Estadual de Ensino Médio Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O referido projeto objetivou levar aos discentes da instituição em questão, saberes e capacidades linguísticas de produção textual escrita, por meio de estudos sobre determinados gêneros discursivos, findando na confecção de jornal escolar, após coleta de textos dos próprios alunos, doravante intitulado “Poli Correio Valente”. Tal atividade pedagógica torna-se necessária para a aquisição de saberes linguísticos/textuais da língua portuguesa por parte dos discentes ao se deparem com situações e práticas sociais de leitura e escrita através de gêneros que costumam circular nos meios jornalísticos, a exemplo da crônica, artigo de opinião, editorial, notícia e reportagem, entre outros. Para tanto, este trabalho com gêneros utilizou tanto de explanações teóricas, no que tange respeito à estrutura composicional do texto, como também de exemplificações dos mesmos, a partir de temas atuais da sociedade brasileira, a fim de que os aprendizes pudessem elaborar, de forma satisfatória, os escritos citados anteriormente, ponderando, inclusive, sobre temáticas próprias da realidade escolar a qual eles pertencem. Os textos selecionados e aptos para integrar o jornal escolar, assim como todos os demais textos produzidos durante esse projeto, passaram por processos de entrega-revisão-devolução, ou seja, os alunos produziam o texto, este era revisado pelo bolsista iniciante à docência, e logo após, este devolvia ao alunado para eventuais correções importantes até obter a condição de texto adequado às exigências de determinado gênero discursivo/textual. Como embasamento teórico para a formulação desse projeto, utilizamos de autores como BARBOSA (2010), GARCEZ (2004), ILARI (1992), KOCH (1999), MARCUSCHI (2010), OLIVEIRA (2010) e PLATÃO & FIORIN (2007) que discorrem, essencialmente, sobre a temática de texto e produção textual."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_113_7c607e79a959ce073642c28d3bc98d2d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE PATRICK DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE PATRICK"
    "autor_email" => "geo.patrick@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

O presente trabalho procura detalhar projeto elaborado e desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras, na Escola Estadual de Ensino Médio Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O referido projeto objetivou levar aos discentes da instituição em questão, saberes e capacidades linguísticas de produção textual escrita, por meio de estudos sobre determinados gêneros discursivos, findando na confecção de jornal escolar, após coleta de textos dos próprios alunos, doravante intitulado “Poli Correio Valente”. Tal atividade pedagógica torna-se necessária para a aquisição de saberes linguísticos/textuais da língua portuguesa por parte dos discentes ao se deparem com situações e práticas sociais de leitura e escrita através de gêneros que costumam circular nos meios jornalísticos, a exemplo da crônica, artigo de opinião, editorial, notícia e reportagem, entre outros. Para tanto, este trabalho com gêneros utilizou tanto de explanações teóricas, no que tange respeito à estrutura composicional do texto, como também de exemplificações dos mesmos, a partir de temas atuais da sociedade brasileira, a fim de que os aprendizes pudessem elaborar, de forma satisfatória, os escritos citados anteriormente, ponderando, inclusive, sobre temáticas próprias da realidade escolar a qual eles pertencem. Os textos selecionados e aptos para integrar o jornal escolar, assim como todos os demais textos produzidos durante esse projeto, passaram por processos de entrega-revisão-devolução, ou seja, os alunos produziam o texto, este era revisado pelo bolsista iniciante à docência, e logo após, este devolvia ao alunado para eventuais correções importantes até obter a condição de texto adequado às exigências de determinado gênero discursivo/textual. Como embasamento teórico para a formulação desse projeto, utilizamos de autores como BARBOSA (2010), GARCEZ (2004), ILARI (1992), KOCH (1999), MARCUSCHI (2010), OLIVEIRA (2010) e PLATÃO & FIORIN (2007) que discorrem, essencialmente, sobre a temática de texto e produção textual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.