Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

RESSIGNIFICANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS A PARTIR DO PIBID

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4057
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva descrever a experiência docente, enquanto alunas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia-Ciências Naturais, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, relatar as atividades desenvolvidas com alunos do 4º ano, do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Campina Grande-PB. Partindo da temática anual da referida instituição, “Meio ambiente”, desenvolvemos uma proposta para conscientização dos alunos com intuito de ampliar valores e atitudes ambientalmente adequadas. Para este fim, tivemos como foco principal o trabalho com materiais recicláveis, em que, por meio de aulas teórico-prática, aulas de campo e oficinas, contamos com o envolvimento e a participação efetiva dos educandos. Para subsidiar nossa proposta, utilizamos como base teórica Freire (1996), Delizoicov (1990) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Meio Ambiente (1996).Sendo assim, compreendemos a relevância de possibilitar aos alunos vivencias significativas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências Naturais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_18_0f5b9493544f6b8a0d555d27ccf2324b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE TAYSE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE TAYSE"
    "autor_email" => "elainetayse@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4057
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva descrever a experiência docente, enquanto alunas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia-Ciências Naturais, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, relatar as atividades desenvolvidas com alunos do 4º ano, do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Campina Grande-PB. Partindo da temática anual da referida instituição, “Meio ambiente”, desenvolvemos uma proposta para conscientização dos alunos com intuito de ampliar valores e atitudes ambientalmente adequadas. Para este fim, tivemos como foco principal o trabalho com materiais recicláveis, em que, por meio de aulas teórico-prática, aulas de campo e oficinas, contamos com o envolvimento e a participação efetiva dos educandos. Para subsidiar nossa proposta, utilizamos como base teórica Freire (1996), Delizoicov (1990) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Meio Ambiente (1996).Sendo assim, compreendemos a relevância de possibilitar aos alunos vivencias significativas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências Naturais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_18_0f5b9493544f6b8a0d555d27ccf2324b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE TAYSE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE TAYSE"
    "autor_email" => "elainetayse@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever a experiência docente, enquanto alunas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia-Ciências Naturais, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, relatar as atividades desenvolvidas com alunos do 4º ano, do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Campina Grande-PB. Partindo da temática anual da referida instituição, “Meio ambiente”, desenvolvemos uma proposta para conscientização dos alunos com intuito de ampliar valores e atitudes ambientalmente adequadas. Para este fim, tivemos como foco principal o trabalho com materiais recicláveis, em que, por meio de aulas teórico-prática, aulas de campo e oficinas, contamos com o envolvimento e a participação efetiva dos educandos. Para subsidiar nossa proposta, utilizamos como base teórica Freire (1996), Delizoicov (1990) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Meio Ambiente (1996).Sendo assim, compreendemos a relevância de possibilitar aos alunos vivencias significativas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências Naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.