Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4085
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 490
    "titulo" => "PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O atual sistema educacional tem buscado desenvolver novas práticas metodológicas no ensino, visando o beneficiamento da relação professor-aluno para o ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo PIBID de Geografia da UFCG na Escola Nossa Senhora do Rosário na cidade Campina Grande-PB, através do Projeto Pedagógico intitulado: Para Aprender Cartografia. O projeto surge a partir da dificuldade encontrada pelos professores em utilizar recursos e práticas metodológicas para o ensino de leituras de mapas nas séries do segundo ciclo do ensino fundamental. Como fundamentação metodológica, resultante de uma pesquisa teórica de conteúdos e atividades variadas, buscou-se aplicar aulas teórico-práticas a partir de situações-problemas sugeridas pelo professor, a respeito dos conteúdos a serem trabalhados na formação do conhecimento cartográfico. Como finalização pretendeu-se construir mapas e maquetes para avaliar as habilidades dos alunos, bem como a importância da diversidade metodológica a ser utilizada na construção do conhecimento do aluno."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_490_fe8aaf7d5eb5f00092af8ff2464cec7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EURIQUES DE VASCONCELOS NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ EURIQUES"
    "autor_email" => "euriques.vasconcelos@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4085
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 490
    "titulo" => "PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O atual sistema educacional tem buscado desenvolver novas práticas metodológicas no ensino, visando o beneficiamento da relação professor-aluno para o ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo PIBID de Geografia da UFCG na Escola Nossa Senhora do Rosário na cidade Campina Grande-PB, através do Projeto Pedagógico intitulado: Para Aprender Cartografia. O projeto surge a partir da dificuldade encontrada pelos professores em utilizar recursos e práticas metodológicas para o ensino de leituras de mapas nas séries do segundo ciclo do ensino fundamental. Como fundamentação metodológica, resultante de uma pesquisa teórica de conteúdos e atividades variadas, buscou-se aplicar aulas teórico-práticas a partir de situações-problemas sugeridas pelo professor, a respeito dos conteúdos a serem trabalhados na formação do conhecimento cartográfico. Como finalização pretendeu-se construir mapas e maquetes para avaliar as habilidades dos alunos, bem como a importância da diversidade metodológica a ser utilizada na construção do conhecimento do aluno."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_490_fe8aaf7d5eb5f00092af8ff2464cec7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EURIQUES DE VASCONCELOS NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ EURIQUES"
    "autor_email" => "euriques.vasconcelos@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

O atual sistema educacional tem buscado desenvolver novas práticas metodológicas no ensino, visando o beneficiamento da relação professor-aluno para o ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo PIBID de Geografia da UFCG na Escola Nossa Senhora do Rosário na cidade Campina Grande-PB, através do Projeto Pedagógico intitulado: Para Aprender Cartografia. O projeto surge a partir da dificuldade encontrada pelos professores em utilizar recursos e práticas metodológicas para o ensino de leituras de mapas nas séries do segundo ciclo do ensino fundamental. Como fundamentação metodológica, resultante de uma pesquisa teórica de conteúdos e atividades variadas, buscou-se aplicar aulas teórico-práticas a partir de situações-problemas sugeridas pelo professor, a respeito dos conteúdos a serem trabalhados na formação do conhecimento cartográfico. Como finalização pretendeu-se construir mapas e maquetes para avaliar as habilidades dos alunos, bem como a importância da diversidade metodológica a ser utilizada na construção do conhecimento do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.