PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4085 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O atual sistema educacional tem buscado desenvolver novas práticas metodológicas no ensino, visando o beneficiamento da relação professor-aluno para o ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo PIBID de Geografia da UFCG na Escola Nossa Senhora do Rosário na cidade Campina Grande-PB, através do Projeto Pedagógico intitulado: Para Aprender Cartografia. O projeto surge a partir da dificuldade encontrada pelos professores em utilizar recursos e práticas metodológicas para o ensino de leituras de mapas nas séries do segundo ciclo do ensino fundamental. Como fundamentação metodológica, resultante de uma pesquisa teórica de conteúdos e atividades variadas, buscou-se aplicar aulas teórico-práticas a partir de situações-problemas sugeridas pelo professor, a respeito dos conteúdos a serem trabalhados na formação do conhecimento cartográfico. Como finalização pretendeu-se construir mapas e maquetes para avaliar as habilidades dos alunos, bem como a importância da diversidade metodológica a ser utilizada na construção do conhecimento do aluno." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Poster_idinscrito_490_fe8aaf7d5eb5f00092af8ff2464cec7a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EURIQUES DE VASCONCELOS NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ EURIQUES" "autor_email" => "euriques.vasconcelos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4085 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O atual sistema educacional tem buscado desenvolver novas práticas metodológicas no ensino, visando o beneficiamento da relação professor-aluno para o ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo PIBID de Geografia da UFCG na Escola Nossa Senhora do Rosário na cidade Campina Grande-PB, através do Projeto Pedagógico intitulado: Para Aprender Cartografia. O projeto surge a partir da dificuldade encontrada pelos professores em utilizar recursos e práticas metodológicas para o ensino de leituras de mapas nas séries do segundo ciclo do ensino fundamental. Como fundamentação metodológica, resultante de uma pesquisa teórica de conteúdos e atividades variadas, buscou-se aplicar aulas teórico-práticas a partir de situações-problemas sugeridas pelo professor, a respeito dos conteúdos a serem trabalhados na formação do conhecimento cartográfico. Como finalização pretendeu-se construir mapas e maquetes para avaliar as habilidades dos alunos, bem como a importância da diversidade metodológica a ser utilizada na construção do conhecimento do aluno." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Poster_idinscrito_490_fe8aaf7d5eb5f00092af8ff2464cec7a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EURIQUES DE VASCONCELOS NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ EURIQUES" "autor_email" => "euriques.vasconcelos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }