Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

“ENLINHAVANDO CLIO E PAIDÉIA”: TECENDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO/A GRADUANDO/A EM PEDAGOGIA/PARFOR-UFPI ATRAVÉS DE MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR

Palavra-chaves: História Da Educação, História E Memória, Memorial De Vida Escolar Comunicação Oral 19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 331
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 797
    "inscrito_id" => 967
    "titulo" => "“ENLINHAVANDO CLIO E PAIDÉIA”: TECENDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO/A GRADUANDO/A EM PEDAGOGIA/PARFOR-UFPI ATRAVÉS DE MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMOA produção do conhecimento historiográfico se “dilatou” sobremaneira diante do advento da “nova história”, sobretudo pelo fato desta ter ampliado densamente a noção de fato, de fonte e de sujeito histórico. No campo da história da educação ainda temos encontrado algumas dificuldades na produção de escritos nesta área. Parte dessa dificuldade reside no acesso a acervo de documentos que possam representar fontes para a elaboração destas pesquisas. Levando-se em consideração as dificuldades epistemológicas de levar o/a discente de cursos de graduação na modalidade licenciatura a compreender os objetivos teóricos e metodológicos da/na disciplina História da Educação no currículo do curso de Pedagogia, este trabalho se propõe, de forma prática, a levar o graduando à construção de histórias e memórias de vida escolar a partir de narrativas autobiográficas. Neste contexto reflexivo, o/a graduando/a não só escreve a sua história de vida escolar, mas acaba produzindo reflexões que “positivam” seu processo formativo inicial, assim como também, contribuem na construção de fontes historiográficas (iconográficas e hemerográfica). Tendo seu caráter eminentemente prático, este trabalho objetivou levar o/a discente do curso de pedagogia, na disciplina História da Educação a perceber na prática, os elementos de ordem epistêmica (teórico/metodológica) na construção de fontes/documentos e de narrativas históricas na área educacional. Metodologicamente, a proposta materializou-se na produção de escritos a partir de “fragmentos de memória” de vida educacional do/a discente levando-se em consideração a sua vida educacional, desde a pré-escola até o ambiente acadêmico, incluindo-se aí as suas experiências como professor “leigo” e a sua experiência no curso de formação superior em pedagogia através do PARFOR-UFPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "História da educação, História e memória, Memorial de vida escolar"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "37e26cc0a130e3d598bd658ae7ceddfe_967.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JURANDIR GONÇALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JURANDIR LIMA"
    "autor_email" => "jurandirlima@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 331
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 797
    "inscrito_id" => 967
    "titulo" => "“ENLINHAVANDO CLIO E PAIDÉIA”: TECENDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO/A GRADUANDO/A EM PEDAGOGIA/PARFOR-UFPI ATRAVÉS DE MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMOA produção do conhecimento historiográfico se “dilatou” sobremaneira diante do advento da “nova história”, sobretudo pelo fato desta ter ampliado densamente a noção de fato, de fonte e de sujeito histórico. No campo da história da educação ainda temos encontrado algumas dificuldades na produção de escritos nesta área. Parte dessa dificuldade reside no acesso a acervo de documentos que possam representar fontes para a elaboração destas pesquisas. Levando-se em consideração as dificuldades epistemológicas de levar o/a discente de cursos de graduação na modalidade licenciatura a compreender os objetivos teóricos e metodológicos da/na disciplina História da Educação no currículo do curso de Pedagogia, este trabalho se propõe, de forma prática, a levar o graduando à construção de histórias e memórias de vida escolar a partir de narrativas autobiográficas. Neste contexto reflexivo, o/a graduando/a não só escreve a sua história de vida escolar, mas acaba produzindo reflexões que “positivam” seu processo formativo inicial, assim como também, contribuem na construção de fontes historiográficas (iconográficas e hemerográfica). Tendo seu caráter eminentemente prático, este trabalho objetivou levar o/a discente do curso de pedagogia, na disciplina História da Educação a perceber na prática, os elementos de ordem epistêmica (teórico/metodológica) na construção de fontes/documentos e de narrativas históricas na área educacional. Metodologicamente, a proposta materializou-se na produção de escritos a partir de “fragmentos de memória” de vida educacional do/a discente levando-se em consideração a sua vida educacional, desde a pré-escola até o ambiente acadêmico, incluindo-se aí as suas experiências como professor “leigo” e a sua experiência no curso de formação superior em pedagogia através do PARFOR-UFPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "História da educação, História e memória, Memorial de vida escolar"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "37e26cc0a130e3d598bd658ae7ceddfe_967.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JURANDIR GONÇALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JURANDIR LIMA"
    "autor_email" => "jurandirlima@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOA produção do conhecimento historiográfico se “dilatou” sobremaneira diante do advento da “nova história”, sobretudo pelo fato desta ter ampliado densamente a noção de fato, de fonte e de sujeito histórico. No campo da história da educação ainda temos encontrado algumas dificuldades na produção de escritos nesta área. Parte dessa dificuldade reside no acesso a acervo de documentos que possam representar fontes para a elaboração destas pesquisas. Levando-se em consideração as dificuldades epistemológicas de levar o/a discente de cursos de graduação na modalidade licenciatura a compreender os objetivos teóricos e metodológicos da/na disciplina História da Educação no currículo do curso de Pedagogia, este trabalho se propõe, de forma prática, a levar o graduando à construção de histórias e memórias de vida escolar a partir de narrativas autobiográficas. Neste contexto reflexivo, o/a graduando/a não só escreve a sua história de vida escolar, mas acaba produzindo reflexões que “positivam” seu processo formativo inicial, assim como também, contribuem na construção de fontes historiográficas (iconográficas e hemerográfica). Tendo seu caráter eminentemente prático, este trabalho objetivou levar o/a discente do curso de pedagogia, na disciplina História da Educação a perceber na prática, os elementos de ordem epistêmica (teórico/metodológica) na construção de fontes/documentos e de narrativas históricas na área educacional. Metodologicamente, a proposta materializou-se na produção de escritos a partir de “fragmentos de memória” de vida educacional do/a discente levando-se em consideração a sua vida educacional, desde a pré-escola até o ambiente acadêmico, incluindo-se aí as suas experiências como professor “leigo” e a sua experiência no curso de formação superior em pedagogia através do PARFOR-UFPI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.