Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

APRENDENDO A LER COM PRAZER: OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DINÂMICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: Leitura, Produção Textual, Mundo Social Comunicação Oral 25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

INTRODUÇÃO: O trabalho aborda as experiências pedagógicas e metodológicas que foram empregadas acerca da produção textual que ora se realiza na Escola Municipal I.E Cônego Nestor de Carvalho Cunha, situado na cidade de São Bernardo-Ma, é imprescindível citar que o total de alunos matriculado na escola é de 1.268,as atividades pedagógicas propiciou aos discentes a oportunidade de realizarem efetivamente vários tipos de leitura com produções textuais de gêneros diversos. Analisou-se que as práticas de leitura e escrita, desenvolvidas ao longo do ano letivo contribuíram substancialmente para uma mudança de atitudes dos alunos diante da leitura e da escrita. Pois vale frisar que o fato que nos motivou a propor metodologias inovadoras ao Colégio objeto da pesquisa, foi devido a nota de língua portuguesa ter sido baixíssima no último IDEB nota 2,4, portanto diante do índice negativo adotamos metodologias que enfatizam prioritariamente, sobre o trabalho textual, onde se levou em consideração a realidade concreta dos alunos, pois os textos adotados foram ponto de partida do processo de ensino/aprendizagem da língua, que tem como objetivos básicos a formação de leitores capazes de analisar,interpretar,contextualizar a realidade e consequentemente de transformar seu meio social. MÉTODOS:A metodologia do trabalho está baseada na teoria Bakhtiniana das relações da linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo e não apenas como um sistema autônomo. Segundo essa concepção, a língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações (prosaicas ou formais) de comunicação. O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. A língua comporta uma realidade por demais abrangente, sendo necessária a consideração dos aspectos extralinguísticos que constituem um enunciado. A palavra e o fenômeno ideológico por excelência. A realidade toda da palavra e absorvida por sua função de signo. A palavra não comporta nada que tenha sido gerado por ela. A palavra e o modo mais puro e sensível da relação social (Bakhtin, 1999). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Vale destacar que o uso de diferentes métodos aplicados em sala de aula com alunos (as) do 6º ano "B" tornou ,o ambiente mais dinâmico e agradável pois observou-se claramente que houve uma mudança substancial nas atitude dos educandos,vale ressaltar que durante a utilização do muro, os alunos deixaram evidente várias formas de se expressar tanto escrito como em imagens ,desenhos (estética). É imprescindível salientarmos que após as leituras dos textos citados na metodologia, houve uma maior aceitação por parte dos alunos em relação aos conteúdos repassados referente a língua portuguesa em sala de aula, os discentes sentiram-se mais confiantes e isso ficou claro na demonstração da participação assídua de todos e de todas nas atividades propostas em grupo e também nas intervenções individuais, pois essas metodologias foram eficazes do ponto de vista pedagógico. CONCLUSÕES: Por fim diríamos que as experiências metodológicas adotadas foram muito eficazes pelo fato de ter contribuído de maneira direta com os resultados concretos das metodologias empregadas, pois trouxe um feedback bastante significativo do ponto de vista pedagógico. É importante frisar que os alunos(as) saíram da condição de seres passivos e passaram a ser seres ativos ou seja, protagonistas das mudanças ora vivenciadas por eles(as), portanto "saber ser professor" não é somente ensinar o aluno o grafar de palavras ou análise sintática, mas é preciso ter a sensibilidade de ler o seu mundo, ou seja, observar e levar em consideração o contexto em que o aluno está inserido, pois só dessa forma teremos um mundo mais justo formado por homens e mulheres mais competitivas e preparados(as) pra vida.

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