Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA CIENTIFICA

Palavra-chaves: Pratica Docente, Ensino Médio, Pesquisa Científica Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 408
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 1836
    "titulo" => "O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA CIENTIFICA"
    "resumo" => "RESUMOO artigo  tem como finalidade apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvidas com os professores do ensino médio das escolas públicas estaduais do cidade do Crato-Ceará, com o apoio da CNPq. Temos como objetivos  identificar as práticas de pesquisas, diagnosticar as metodologias, os conhecimentos produzidos e as finalidades com que são elaborados os projetos. Utilizamos como instrumento de investigação entrevista semiestruturada, com os professores que desenvolveram projetos no periodo de 2006 a 2010. Os resultados parciais obtidos pela coleta e análise dos dados ora disponíveis indicam que a definição para o termo pesquisa científica é plural, uma vez que renegar a atuação do professor enquanto elaboração da busca da compreensão de um objeto é inviável, do mesmo modo que ignorar a falta de critérios na elaboração dos projetos e de definições de utilidade dessas pesquisas é minimizar a relevância do alcance social inerente a uma elaboração científica acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Pratica docente, Ensino médio, Pesquisa científica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f30a29d2445929d35e8f33ebadaea1b9_1836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO JARDIM"
    "autor_email" => "conceycaojardim@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 408
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 1836
    "titulo" => "O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA CIENTIFICA"
    "resumo" => "RESUMOO artigo  tem como finalidade apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvidas com os professores do ensino médio das escolas públicas estaduais do cidade do Crato-Ceará, com o apoio da CNPq. Temos como objetivos  identificar as práticas de pesquisas, diagnosticar as metodologias, os conhecimentos produzidos e as finalidades com que são elaborados os projetos. Utilizamos como instrumento de investigação entrevista semiestruturada, com os professores que desenvolveram projetos no periodo de 2006 a 2010. Os resultados parciais obtidos pela coleta e análise dos dados ora disponíveis indicam que a definição para o termo pesquisa científica é plural, uma vez que renegar a atuação do professor enquanto elaboração da busca da compreensão de um objeto é inviável, do mesmo modo que ignorar a falta de critérios na elaboração dos projetos e de definições de utilidade dessas pesquisas é minimizar a relevância do alcance social inerente a uma elaboração científica acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Pratica docente, Ensino médio, Pesquisa científica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f30a29d2445929d35e8f33ebadaea1b9_1836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO JARDIM"
    "autor_email" => "conceycaojardim@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOO artigo tem como finalidade apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvidas com os professores do ensino médio das escolas públicas estaduais do cidade do Crato-Ceará, com o apoio da CNPq. Temos como objetivos identificar as práticas de pesquisas, diagnosticar as metodologias, os conhecimentos produzidos e as finalidades com que são elaborados os projetos. Utilizamos como instrumento de investigação entrevista semiestruturada, com os professores que desenvolveram projetos no periodo de 2006 a 2010. Os resultados parciais obtidos pela coleta e análise dos dados ora disponíveis indicam que a definição para o termo pesquisa científica é plural, uma vez que renegar a atuação do professor enquanto elaboração da busca da compreensão de um objeto é inviável, do mesmo modo que ignorar a falta de critérios na elaboração dos projetos e de definições de utilidade dessas pesquisas é minimizar a relevância do alcance social inerente a uma elaboração científica acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.