Este trabalho tem por objetivo relatar experiências no Estágio Docente em Educação Infantil, através do componente curricular Estágio III, realizado em duas Creches e Pré-Escolas do Município de Campina Grande – PB, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011. Este processo é caracterizado pela primeira etapa do estágio, antecedendo a efetiva atuação docente em educação infantil. Assim, a observação do currículo e a prática pedagógica deste nível de ensino, caracteriza a vivência dos/as alunos/as em campo de estágio. As observações ocorreram através de visitas realizadas nas instituições de ensino, conversas com as professoras e funcionários/as relacionadas com seu cotidiano escolar e suas respectivas experiências, e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Nessas instituições foi possível observar a estrutura física, e seu funcionamento, a prática das professoras, sua forma de atuar em sala (com ou sem planejamento) e o relacionamento de todos/as os/as funcionários/as com os/as alunos/as. Assim, pretendemos descrever a análise das etapas vividas durante todo período de observação. Diante disto, consideramos de fundamental importância à observação e colaboração realizada durante o período de estágio, pois, sem elas, não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada em sala com a realidade das práticas pedagógicas das instituições visitadas.