Em virtude das dificuldades trazidas desde o ensino médio, os alunos ingressam na educação superior com deficiências nas disciplinas iniciais básicas de Química. Dessa maneira, neste trabalho dirigimos nosso olhar para o Ensino Superior, com o objetivo de investigar o nível de conhecimento prévios dos alunos do terceiro período do curso de Química do CCA/UFPB sobre os conceitos de ligações químicas, interações intermoleculares e estrutura de Lewis, estes considerados indispensáveis para o entendimento da Química Orgânica. A pesquisa atende aos requisitos de uma investigação qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa 12 alunos que estão cursando a disciplina Estrutura e Propriedade dos Compostos Orgânicos (Química Orgânica I), no semestre 2016.2. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 15 questões de múltiplas escolhas extraídas das provas do Enem dos anos de 2010 a 2016. Dentre os resultados da pesquisa notou-se quando o tema é interações intermoleculares, os próprios discentes consideram o nível de dificuldade das questões de médio a difícil, fato evidenciado ao analisar o percentual de erro dos estudantes. De forma ampla, os resultados expostos causam preocupação devido ao baixo desempenho dos graduandos diante de questões fundamentadas em conteúdos abordados durante o Ensino Médio. O teste de sondagem utilizado, além de demonstrar as dificuldades dos estudantes nos conteúdos necessários para o entendimento da Química Orgânica no ensino superior, também servirá, de certa forma, como um direcionador do caminho necessário a ser seguido pelo professor da disciplina, de forma a corrigir este problema.