Por meio do programa interdisciplinar de iniciação à docência, foi elaborado e realizado um projeto de ciências envolvendo os bolsistas do PIBID da área de Biologia, Física e Química e os respectivos alunos da Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira da cidade Natal-RN, no ano de 2016. A pesquisa foi voltada para os alunos da série 8º ano, na qual envolveu uma análise dos conteúdos de Ciências que esses alunos estudaram em anos anteriores, como 6°, 7° e também 8° e o 9º ano onde eles ainda iriam ver os conteúdos futuramente. O intuito da pesquisa foi pensado devido a possibilidade da aplicação da prova Brasil com a inclusão do conteúdo de Ciências. Visto isso, foi feito uma pesquisa aprofundada dos Parâmetros Curriculares Nacionais e análises de livros de ciências da própria escola. Após isso, o projeto seguiu com a elaboração de um questionário avaliativo com os conteúdos de Ciências. Em dois dias foi feito a aplicação dos questionários aos alunos, posteriormente foi feita uma análise dos questionários com base nas respostas dos alunos e foi visto uma forte deficiência de conteúdos como o Sistema Nervoso. Após a análise, foi pensado em uma intervenção que fizesse com que os estudantes conseguissem obter um melhor aprendizado do respectivo conteúdo. A intervenção consistiu na apresentação de uma peça teatral, abordando ludicamente a dinâmica do assunto estudado, que servisse como uma introdução ao conteúdo. Em seguida teve uma aula ministrada para os alunos e depois a realização de um Quiz.