O presente trabalho tem como objetivo investigar como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. Tendo como objetivo principal analisar a utilização dos serviços em nuvem que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso técnico em nível médio integrado em informática do IFRN, na disciplina de fundamentos de lógica e algoritmos, essa perspectiva da educação encontra-se ancorada nas teorias freiriana e vigotskiana, visto que os discentes são concebidos como sujeitos ativos e responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem e destacando o processo cognitivo dos discentes em resoluções de problemas. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa-ação na qual foi analisado o desenvolvimento cognitivo dos alunos da turma do técnico integrado em informática do primeiro ano do ensino médio de modo cooperativo e participativo, compreendendo que as ferramentas educacionais em nuvem utilizadas de modo a considerar as necessidades dos educandos, são responsáveis por contribuir com o processo de construção do conhecimento. Faz-se referência como o discente pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias abordadas em prol de melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. Espera-se com este trabalho que os serviços educacionais abordados possam contribuir ao aluno um aprendizado autônomo e cooperativo visando o processo cognitivo.