No cenário mundial, a reflexão sobre o tema sustentabilidade vem crescendo e se tornando cada vez mais importante devido à necessidade de minimizar os problemas relacionados à poluição ambiental e aos desperdícios de fontes não-renováveis.
A sociedade passou a se envolver cada vez mais com as práticas de educação ambiental (EA). A escola tornou-se o local mais adequado para o debate e construção de saberes sobre o tema.
Esse trabalho ressalta uma das inúmeras experiências exitosas em EA em um colégio estadual no interior do Estado de Goiás, cujo foco foi propiciar a vivência de iniciação à pesquisa científica aos alunos.
Ao propor o tema os estudantes propuseram o problema e buscaram uma solução viável e sustentável para minimização dos efeitos danosos ao meio ambiente na produção de energia limpa, propiciando a construção de conhecimentos significativos para a promoção de ações positivas para o desenvolvimento sustentável.
Os resultados das atividades do Projeto do Carbono foram significativos. Através da EA aplicada e das ações de desenvolvimento sustentável empregadas constatou-se que o gás carbônico eliminado como rejeito industrial e por escapamento de carros pode ser revertido em energia, minimizando, assim, problemas ambientais como o aquecimento global.
O desenvolvimento sustentável é tarefa de todos. O desafio sempre será a busca por uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.