O presente trabalho foi desenvolvido com base nas experiências adquiridas na disciplina de Educação Inclusiva (Ead), (Atendimento Educacional Especializado) disposta na grade curricular do curso Licenciatura em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. Realizado na Escola Estadual Tristão de Barros (EETB), no município de Currais Novos – RN. Para a realização da pesquisa, foi proposta uma metodologia com etapas definidas para a investigação, de abordagem qualitativa tendo por intuito observar e após intervir com uma ação para compreender como se agir de modo interativo na aprendizagem de uma aluna portadora de Síndrome de Down no ensino regular. As observações realizadas buscaram descrever e investigar o ambiente de aprendizagem e os procedimentos de inclusão em sala de aula regular ao quais emergiram categorias tais como: a importância da prática pedagógica para inclusão e a atuação do docente na inclusão. As experiências na educação inclusiva possibilita uma relação indissociável entre observar, desenvolver atividades prazerosas e interativas e ao mesmo tempo trazendo um processo de ensino e aprendizagem mais significativa com a aluna portadora de Síndrome de Down. Ensinou-se a ela e aprendeu-se com a mesma, vivenciando seu cotidiano escolar e suas atividades educacionais de maneira inclusiva permitindo que ela tenha uma interação com sua turma e com seus docentes, conhecendo sua personalidade e seu nível de aprendizado, proporcionando resultados positivos nas aulas. Além de uma relação amistosa e bastante crescente em suas empolgações com métodos pedagógicos apresentados.