Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, BALANÇA DE DOIS PRATOS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28535
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 881
    "inscrito_id" => 1991
    "titulo" => "FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS"
    "resumo" => """
      As funções do primeiro grau são expressões algébricas que envolvem relações entre duas grandezas: abscissa e ordenada. Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão dos conceitos que envolvem as funções do primeiro grau deve-se ao fato de que, muitas vezes, durante a resolução de questões o professor omite algumas passagens.\r\n
      Para dar início ao estudo de equações do primeiro grau, é importante que o professor seja cauteloso a fim de que o seu desenvolvimento não se torne algo exaustivo e mecânico. O uso de modelos concretos para ensinar os alunos como resolver equações é frequentemente debatido na literatura científica. Uma boa sugestão é utilizar a balança de dois pratos. Para utilizar esse princípio, construímos uma balança de dois pratos para ser utilizada como uma ferramenta facilitadora do aprendizado.\r\n
      Construímos uma balança de dois pratos com o intuito de que o aluno possa compreender a necessidade de tirar grandezas iguais de ambos os lados e que a balança permaneça sempre em equilíbrio. Isso possibilita fazer comparação da equação do primeiro grau com os coeficientes da equação, sendo esses representados por saquinhos com feijão e/ou arroz.\r\n
      A preparação e aplicação dos experimentos promoveram discussões sobre o papel do professor, a importância da experimentação no ensino de matemática e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula para abordar determinados conteúdos.\r\n
      Por entendermos que são as descobertas científicas que, consequentemente, contribuem para nosso desenvolvimento crítico e tecnológico, como futuros professores percebemos a importância em utilizar ciência matemática em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BALANÇA DE DOIS PRATOS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID1991_15052017175630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADEILSON PEREIRA MELQUIADES"
    "autor_nome_curto" => "ADEILSON"
    "autor_email" => "adeilsonn_pereira@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28535
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 881
    "inscrito_id" => 1991
    "titulo" => "FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS"
    "resumo" => """
      As funções do primeiro grau são expressões algébricas que envolvem relações entre duas grandezas: abscissa e ordenada. Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão dos conceitos que envolvem as funções do primeiro grau deve-se ao fato de que, muitas vezes, durante a resolução de questões o professor omite algumas passagens.\r\n
      Para dar início ao estudo de equações do primeiro grau, é importante que o professor seja cauteloso a fim de que o seu desenvolvimento não se torne algo exaustivo e mecânico. O uso de modelos concretos para ensinar os alunos como resolver equações é frequentemente debatido na literatura científica. Uma boa sugestão é utilizar a balança de dois pratos. Para utilizar esse princípio, construímos uma balança de dois pratos para ser utilizada como uma ferramenta facilitadora do aprendizado.\r\n
      Construímos uma balança de dois pratos com o intuito de que o aluno possa compreender a necessidade de tirar grandezas iguais de ambos os lados e que a balança permaneça sempre em equilíbrio. Isso possibilita fazer comparação da equação do primeiro grau com os coeficientes da equação, sendo esses representados por saquinhos com feijão e/ou arroz.\r\n
      A preparação e aplicação dos experimentos promoveram discussões sobre o papel do professor, a importância da experimentação no ensino de matemática e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula para abordar determinados conteúdos.\r\n
      Por entendermos que são as descobertas científicas que, consequentemente, contribuem para nosso desenvolvimento crítico e tecnológico, como futuros professores percebemos a importância em utilizar ciência matemática em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BALANÇA DE DOIS PRATOS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID1991_15052017175630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADEILSON PEREIRA MELQUIADES"
    "autor_nome_curto" => "ADEILSON"
    "autor_email" => "adeilsonn_pereira@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

As funções do primeiro grau são expressões algébricas que envolvem relações entre duas grandezas: abscissa e ordenada. Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão dos conceitos que envolvem as funções do primeiro grau deve-se ao fato de que, muitas vezes, durante a resolução de questões o professor omite algumas passagens. Para dar início ao estudo de equações do primeiro grau, é importante que o professor seja cauteloso a fim de que o seu desenvolvimento não se torne algo exaustivo e mecânico. O uso de modelos concretos para ensinar os alunos como resolver equações é frequentemente debatido na literatura científica. Uma boa sugestão é utilizar a balança de dois pratos. Para utilizar esse princípio, construímos uma balança de dois pratos para ser utilizada como uma ferramenta facilitadora do aprendizado. Construímos uma balança de dois pratos com o intuito de que o aluno possa compreender a necessidade de tirar grandezas iguais de ambos os lados e que a balança permaneça sempre em equilíbrio. Isso possibilita fazer comparação da equação do primeiro grau com os coeficientes da equação, sendo esses representados por saquinhos com feijão e/ou arroz. A preparação e aplicação dos experimentos promoveram discussões sobre o papel do professor, a importância da experimentação no ensino de matemática e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula para abordar determinados conteúdos. Por entendermos que são as descobertas científicas que, consequentemente, contribuem para nosso desenvolvimento crítico e tecnológico, como futuros professores percebemos a importância em utilizar ciência matemática em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.