A instituição escolar traz implícita valores que podem ou não contribuir para o desenvolvimento humano, sentimento de identidade e acolhimento permitindo constituir um local de possibilidades ou limites. É a partir do espaço escolar que se desenvolve a prática pedagógica, por essa razão, deve-se ter condições propicias ao bem-estar docente e discente, nos afirma Ribeiro (2004). E, dentro dessa perspectiva, tendo um espaço convidativo, confortável e amistoso, proporciona ao aluno mais tranquilidade possibilitando uma maior concentração potencializando o ensino aprendizagem.A pesquisa teve como objetivo expor a situação arquitetônica das escolas públicas que se preocupam apenas em garantir acesso à escola, sem dar condições mínimas de conforto para que ocorra de forma eficiente a aprendizagem, que é o objetivo fundamental da escola. Os valores implícitos que podem ou não contribuir no rendimento escolar, bem como o seu desenvolvimento humano. Com um olhar voltado para a influência que a arquitetura tem nesse processo, mediante a boas condições físicas, ambiente limpo, arejado, acústico e ventilado. Para coleta de dados aplicamos um questionário contendo sete perguntas objetivas com espaço para caso quisessem expandir suas opiniões e/ou sensações do ambiente em que estão inseridos. Nesse sentido, foi perceptível que a falta de conforto influi no desempenho dos alunos, já que o ambiente não proporciona tranquilidade para assimilarem o conteúdo que o professor transmite.